Margs exibe documentário 'Meus olhos não são suaves'

Evento tem entrada franca e faz parte de série que homenageia artistas do acervo do Museu

Documentário conta a trajetória de Paulinho Chimendes - Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira, 18, às 14h40, o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs) exibe o documentário 'Meus olhos não são suaves', de Gilberto Perin e Emerson Souza. O evento, limitado a 60 pessoas, tem entrada franca e acontece no auditório da instituição cultural na Praça da Alfândega, s/n - Centro Histórico, em Porto Alegre.

A exibição faz parte da série 'Acervo Margs', que já abordou documentários sobre as trajetórias do pintor Britto Velho, do fotógrafo Luiz Carlos Felizardo, da gravadora Anico Herskovits e da escultora Claudia Stern. O 'Meus olhos não são suaves' traça o perfil de Paulinho Chimendes, artista gaúcho de Rosário do Sul, radicado em Porto Alegre desde 1961. 

Ele ganhou destaque realizando litografias para outros artistas como Iberê Camargo, Vasco Prado e Maria Tomaselli, com quem trabalhou. No curta, Paulinho revisita sua trajetória e produção, comentando também sobre como enfrentou o preconceito racial.

O projeto de apresentação de documentários é promovido pela Associação de Amigos do Museu (Aamargs), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. O objetivo da iniciativa é apresentar e homenagear artistas que integram o Acervo Artístico do Museu.

Jurado de Festival

Gilberto Perin, um dos diretores de 'Meus olhos não são suaves', também é jurado da mostra competitiva de 'Melhor Filme de Longa-Metragem Documental', categoria que estreia no Festival de Cinema de Gramado deste ano. A premiação privilegia cinco produções brasileiras. Os filmes serão veiculados pelo Canal Brasil, e disponibilizados no Globoplay durante o evento. O vencedor será exibido, ainda, no Palácio dos Festivais como o filme de encerramento desta edição.

Comentários