Matinal vai se tornar uma associação sem fins lucrativos em 2024

Iniciativa acontece pela crença de que o Jornalismo é um serviço público

08/11/2023 12:00 / Atualizado em 08/11/2023 11:37
Matinal vai se tornar uma associação sem fins lucrativos em 2024 /Crédito: Reprodução/Matinal

Em 2024, a Matinal passará por uma grande mudança, ao deixar de ser uma empresa privada para se tornar uma associação sem fins lucrativos. A iniciativa acontece pela crença da empresa de que o Jornalismo é um serviço público. E para fazer esse movimento ser possível, o veículo iniciou uma campanha de crowdfunding. Interessados podem apoiar a ação no link.

"Acreditamos que o futuro do Jornalismo Local passa pela democratização do conteúdo e uma participação ativa da população da cidade?, comenta Filipe Speck, diretor de produtos e negócios da Matinal. O pensamento ainda se baseia em um relacionamento mais transparente com a sociedade e um investimento coletivo e contínuo para a produção de notícias. 

Com as mudanças, a gestão financeira do negócio será diretamente impactada. Assim, o faturamento da organização - composto por assinaturas, campanhas de financiamento, parcerias de mídia e cursos - será reinvestido na associação a fim de garantir a manutenção do Jornalismo, fortalecer a reportagem e a equipe da Matinal.

Crowdfunding 

Para que o movimento seja viabilizado, a Matinal lançou nesta terça-feira, 7, uma campanha de crowdfunding com o objetivo de arrecadar fundos para 2024. "Esta ação é essencial para garantir a operação da redação rodando a pleno vapor por pelo menos seis meses, dando segurança à equipe e independência ao Jornalismo?, explica Speck. A ideia, segundo ele, é complementar a receita originária de leitores-assinantes. ?Hoje, mais de duas mil pessoas fazem um apoio recorrente, e isso representou 40% dos recursos que a empresa arrecadou até outubro de 2023", completa. 

Pilares

A nova Matinal, além de não visar o lucro, sustenta-se em outros quatro pilares: conteúdo aberto, transparência, diálogo e produtos dedicados à comunidade local. Até 2023, parte dos materiais publicados eram de acesso exclusivo para assinantes premium. Com a mudança, os textos publicados na revista Parêntese e as matérias e a agenda cultural de Roger Lerina passam a estar abertos no site para que qualquer pessoa interessada possa acompanhar. As newsletters de Juremir Machado, de Roger e da revista Parêntese continuarão sendo enviadas apenas a apoiadores.

Com o intuito de complementar a atual política de transparência, na qual a Matinal detalha as formas de receita e as informações sobre como faz a gestão de dados dos usuários no site, a administração financeira também passará a ser feita de forma transparente, com prestação de contas trimestrais aos contribuintes. Eles receberão relatórios de resultados e poderão participar de conversas em encontros periódicos com jornalistas do veículo. A proposta é que os apoiadores não apenas ajudem a financiar o Jornalismo Local independente, mas encontrem no portal de notícias um lugar para discutir e pautar os debates sobre a cidade. 

A Matinal.org seguirá investindo no desenvolvimento de produtos dedicados à comunidade local. Em 2024, planeja incrementar o investimento em reportagem e produzir o Festival Cidade das Ideias, evento para discutir ideias para Porto Alegre, além de um podcast.