Mini-documentário de alunos da Fabico recebe reconhecimento nacional
Produção foi exibida durante cerimônia que ocorreu no Memorial da Residência, em São Paulo
Os alunos da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Gabriela Sardi, Letícia Pasuch e Lucas Vidal receberam reconhecimento nacional no 'Prêmio Jovem Jornalista Pacheco Jordão'. O concurso foi promovido pelo Instituto Vladimir Herzog e o evento foi realizado na última semana. O mini-documentário produzido pelos estudantes foi exibido durante a cerimônia, que ocorreu no Memorial da Residência, em São Paulo.
O trabalho, intitulado 'Muita casa sem gente, muita gente sem casa: os desafios do acesso à moradia no Centro Histórico de Porto Alegre', foi realizado em parceria com o docente Marcelo Träsel. Além dele, conta com a participação do jornalista Paulo Oliveira, do Núcleo de Ensino e Produção em Televisão (Neptv) da unidade, e do estudante Guilherme Frelinge.
Sobre a obra
O mini-documentário aborda a disparidade entre os imóveis desocupados e a falta de moradia digna na região. O projeto também mostra como a questão da moradia digna se torna ainda mais crítica em meio ao processo de gentrificação que o Centro Histórico de Porto Alegre enfrenta.
Para a aluna Letícia Pasuch, participar do prêmio foi uma experiência importante. "O prêmio oportunizou o trabalho com uma pauta crucial nos direitos humanos, que é a moradia digna, e também trouxe grandes aprendizados nas trocas com mentores qualificados, desde o início da apuração até o produto final", explica.
Lucas Vidal destaca que a premiação reforça a importância da imprensa independente e a qualidade do Jornalismo Universitário, produzido na faculdade. "Representar a Região Sul na premiação é uma grande responsabilidade e acredito que fizemos um trabalho", afirma.
De acordo com Gabriela Sardi, também idealizadora do filme, o reconhecimento do Instituto fortalece o trabalho enquanto futuros jornalistas diplomados. "Foi um grande aprendizado ao longo de uma jornada intensa e enriquecedora. Me sinto muito honrada de fazer parte dessa iniciativa", destaca.