Morre a relações-públicas Lalá Aranha aos 78 anos

Porto-alegrense, ela é tida como uma das referência brasileiras do setor

Eloá lutava contra um câncer no pulmão - Reprodução

A porto-alegrense Eloá Aranha, mais conhecida como Lalá, morreu nesta quarta-feira, 21, na cidade do Rio de Janeiro, onde residia. Aos 78 anos de idade, a profissional de Relações Públicas lutava contra um câncer no pulmão. Ela é tida, pelo mercado, como uma das maiores referências brasileiras do setor. 

A comunicadora iniciou sua carreira na área do Turismo, ainda em Porto Alegre, atuando na própria empresa: a Retulho. Nos anos 1960, já em São Paulo, conheceu os fundadores da agência AAB - Assessoria Administrativa, José Carlos Ferreira e José Rolim Valença,  e começou o interesse por Relações Públicas. Ela ainda foi responsável por abrir uma filial da companhia na Capital Gaúcha e, depois, em Brasília.

Lalá ganhou destaque na construção de relacionamentos confiáveis ??com várias partes interessadas e no desenvolvimento de programas eficazes. Em 2010, lançou o livro 'Cartas a um Jovem Relações-Públicas', onde escreve a história de sua carreira, contando todos os desafios que passou. Ela ainda é fundadora da Calia Assumpção Publicidade e teve passagens pela CDN Comunicação Corporativa e Teia de Aranha Comunicação. 

Além disso, a profissional presidiu, de 2013 a 2015, o Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas da 1ª Região, no Rio de Janeiro. Também foi professora convidada do MBA de Comunicação Empresarial da Estácio Rio de Janeiro, conselheira do WWF Brasil, ouvidora do Clube de Comunicação do Rio de Janeiro e colunista mensal da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Responsáveis pela entidade prestaram voto de pesar pela relações-públicas em seu site. "Exímia gestora de crises nas organizações e na promoção das relações com stakeholders, Lalá foi das primeiras especialistas no desenvolvimento e participação em licitações em concorrências públicas e privadas", registrou-se. 

Comentários