Movimento de Justiça e Direitos Humanos promove painel '100 anos da Coluna Prestes'
Encontro será nesta segunda-feira, dia em que marca o centenário da coluna, no Salão Nobre da Associação Riograndense de Imprensa
O Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) promove o painel '100 anos da Coluna Prestes'. O encontro será nesta segunda-feira, 28, dia em que marca o centenário da coluna, às 19h, no Salão Nobre da Associação Riograndense de Imprensa (Avenida Borges de Medeiros, 915, 8º andar), em Porto Alegre, e conta com a presença de Ana Prestes, neta de Prestes, e o professor Henrique de Castro. A iniciativa tem o apoio da ARI, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e da Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado do Rio Grande do Sul (Aeppp/RS).
Em 28 de outubro de 1924 a marcha político-militar iniciou o movimento que percorreu, em quase três anos, 25 mil quilômetros ao redor do Brasil com o objetivo de derrubar o governo de Artur Bernardes e o regime político oligárquico vigente. Formada em São Luiz Gonzaga e liderada por Luis Carlos Prestes, acabou levando o nome do líder tenentista.
O MJDH e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul realizaram uma pesquisa para definir onde ocorreu o nascimento de Prestes. Sabia-se que ele era gaúcho de Porto Alegre. O estudo identificou que o líder tenentista nasceu na Rua Riachuelo, no Centro Histórico da Capital, onde atualmente está o prédio de número 918. Para marcar o local do nascimento, foi plantada uma árvore na manhã desta segunda-feira.
Os painelistas
Ana Prestes é socióloga, mestre e doutora em Ciência Política. Com pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e doutorando em História na Universidade de Brasília (UnB). Atua como analista internacional, youtuber da TV Grabis e pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil.
Henrique Carlos de Oliveira de Castro é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), mestre e doutor em Ciência Política pela mesma instituição. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Departamento de Economia e Relações Internacionais e professor convidado da Universidad Técnica Privada de Loja, no Equador. É coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Cultura Política e Relações Internacionais (Cespri) da Ufrgs.