Nova agência gaúcha, Amanita nasce como irmã da Cartola Conteúdo

Empresas são controladas pelos mesmos sócios, mas com equipes operacionais e propósitos diferentes

20/06/2023 13:00 / Atualizado em 20/06/2023 11:23
Nova agência gaúcha, Amanita nasce como irmã da Cartola Conteúdo /Crédito: Guilherme Engelke

Tem novidade no mercado gaúcho da Comunicação. Com a proposta de ser um spin-off, ou seja, uma agência derivada da Cartola Conteúdo, nasceu a Amanita, controlada pelos mesmos sócios, mas com equipes operacionais e propósitos diferentes. Apresentada como uma irmã mais nova, a marca recém-lançada também herdou a carteira de clientes.

Com esse movimento, a Cartola volta a se concentrar em Marketing de Conteúdo e Advocacy Marketing - Marketing de Defensores, em tradução livre para o português -, assim como em produção textual para blogs e multimídia, publicações digitais e impressas e demandas editoriais em geral. Por sua vez, a Amanita chega com um portfólio de serviços 360 graus, que envolve estratégia de marca, branding, propaganda, gestão de redes sociais, automação de Marketing, Inbound Marketing - Marketing de Atração, em tradução livre - e mídia de performance.

Fundador da Cartola, Sebastião Ribeiro explica que, embora a agência estivesse em um processo de ampliação das entregas há cinco anos, o nome ainda estava atrelado à produção de materiais. ?Resolvemos reforçar esta fortaleza, deixando sob a marca as entregas que envolvem conteúdo. E reunimos todos os demais contratos, que já eram maioria, sob o guarda-chuva de uma nova: a Amanita", conta.

Com isso, a nova empresa passa a assinar os trabalhos para os clientes CFL, Colégio Lumiar, Elio Winter Incorporações, Kia Sun Motors, MySwitzerland, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Supra e Swiss Education Group. Já a Cartola responde pelo atendimento à Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Panvel e RestaurAPA, entre outros diversos projetos temporários. Trabalhos conjuntos entre as empresas também são uma oportunidade para as marcas, como é o caso da atuação junto à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Entrega completa

Vale ressaltar ainda que criação da agência não ocasionou alteração societária ou contratual, apenas a distinção de equipes. Ribeiro segue como sócio majoritário, enquanto o publicitário Rafael Santos e a jornalista Marlise Brenol integram a composição como minoritários. 

Santos, que comanda o time Amanita, afirma que o lançamento é apenas a comunicação ao mercado daquilo que os clientes ?já sabiam?, que a empresa possui ?uma entrega completa, do planejamento à mídia". "A Cartola tem uma operação própria com as competências de conteúdo consolidadas, tendo a vantagem de poder contar com a irmã Amanita quando os clientes de conteúdo precisarem e vice-versa", explica Marlise, à frente da operação da Cartola.