Novo Museu do Festival de Cinema de Gramado é inaugurado

Equipe do portal esteve presente no lançamento, que apresentou aos convidados um espaço que reúne memórias relativas aos 50 anos do evento

Encontro marcou a apresentação do espaço - Crédito: Patrícia Lapuente

Neste ano, o Festival de Cinema de Gramado chega a sua 50ª edição. Uma das novidades programadas para o período em que o evento celebra meio século de vida é o relançamento do seu novo museu, que reúne memórias relativas à festividade cinematográfica que ocorre em solo gaúcho. O encontro marcou a apresentação do espaço repaginado à imprensa, bem como às personalidades que fizeram parte da história, como a apresentadora e jornalista Marla Martins e o cineasta Otto Guerra. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira, 14, no Palácio dos Festivais, em Gramado, e contou com a presença da equipe de Coletiva.net

Entre petiscos e drinks, o público do evento ocupou, em um primeiro momento, o saguão do local, onde era possível colocar as conversas em dia, após dois anos de restrições sociais, devido à pandemia da Covid-19, além de tirar fotografias segurando uma claquete em alusão ao Festival de Cinema de Gramado. Além disso, uma dupla de músicos realizava covers de embalos clássicos, como as de autoria da banda britânica The Beatles, enquanto equipes do SBT RS e da Record TV RS também cobriam o lançamento.

A jornalista Daniela Sallet foi a responsável por recepcionar os convidados, ao convidá-los a celebrar "a memória do mais longevo festival de cinema do País em edições ininterruptas''. A comunicadora também reiterou que o Festival de Cinema de Gramado é glamouroso, estrelado, resistente, artístico e inovador, bem como um patrimônio histórico cultural, recheado de histórias e memórias, que nunca se desatualizam.

Discursos 

Mantenedora do Museu do Festival de Cinema de Gramado desde 2016, a  empresa de hospitalidade e entretenimento Gramado Parks idealizou o novo projeto e conduziu a modernização do local. Vice-presidente de implantação da organização, Fábio Bordin ressaltou que a revitalização do lugar é também uma forma de reafirmar a ligação com a cidade. "É com orgulho que, hoje, celebramos o museu renovado, oferecendo aos visitantes uma experiência de entretenimento de qualidade e que valoriza a memória do festival. Um patrimônio cultural e turístico não só gramadense, mas também brasileiro e latino-americano."

Além dele, a presidente da Gramado Tour e secretária de turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, também discursou. De acordo com a profissional, que também é jornalista, "a proposta do novo espaço é ser tecnológica e interativa, mas sobretudo com muito conteúdo, para trazer o resgate da importância que o Festival de Cinema de Gramado tem, como um palco de resistência de toda a cadeia produtiva do Cinema e do audiovisual brasileiro e latino-americano". 

Por fim, o vice-prefeito do município, Luia Barbacovi, apresentou-se aos convidados e ressaltou que, apesar do Brasil ter passado por diversas situações nos últimos 50 anos, o Festival de Cinema de Gramado se manteve. "Aqui, tivemos políticos, críticos e momentos econômicos complicados. O cinema brasileiro vem mostrar esse lado, com contestações e grandes obras e nomes da dramaturgia local e internacional, que tiveram seus trabalhos apresentados aqui", salientou. 

Visitação

Após suas palavras, Fábio Bordin, Rosa Helena Volk e Luia Barbacovi foram convidados a realizar o desenlace e, posteriormente, conhecer o novo espaço, localizado no terceiro andar do Palácio dos Festivais. A liberação para a visitação se deu por meio da divisão do público em grupos com cerca de 15 pessoas, que eram chamados conforme a cor da pulseira que recebiam na entrada. 

Além de conhecer as atrações interativas e com recordações das edições do festival, também era possível registrar o momento tirando fotografias segurando o Kikito - troféu do Festival de Cinema de Gramado. Ao final da visitação, o público foi convidado a conhecer o espaço gastronômico, onde eram oferecidos drinks especiais.

Comentários