Palácio do Kikito inaugura espaço cultural em homenagem à Rita Gil

Ambiente é dedicado à artista gramadense ao mesmo tempo em que busca reavivar o legado da profissional

espaço pode ser visitado gratuitamente por moradores de Gramado e Canela - Crédito: Coletiva.net

Pouco antes do início das celebrações do 52º Festival de Cinema de Gramado, foi inaugurado o Espaço Rita Gil no Palácio do Kikito. O ambiente cultural foi planejado com o intuito de reavivar o legado da profissional que dedicou quase 40 anos à arquitetura, artes visuais e ativismo cultural, prestando homenagem à artista gramadense. 

O espaço exibe obras do acervo do Museu do Festival de Cinema de Gramado e conta com entrada gratuita aos moradores de Gramado e Canela durante todo o ano a partir da doação de um quilo de alimento não perecível. Além disso, o local dispõe de produções da mostra 'Pintando o Festival de Cinema', projeto idealizado por Rita em 2007.

A iniciativa reuniu artistas para retratar o evento por meio da pintura, focando nos filmes premiados de 1973 até 2007. Para 2024, algumas das obras em posse dos autores e aquelas sob a guarda do Centro Municipal de Cultura foram recuperadas para ocupar o novo espaço cultural.


A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comentários