Paula Porcello assume coordenação do Departamento Universitário da ARI

Filha do professor Flávio Porcello, falecido recentemente, dará continuidade ao trabalho do pai na entidade

02/12/2021 12:00
Paula Porcello assume coordenação do Departamento Universitário da ARI /Divulgação

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) realiza mais uma homenagem a Flávio Porcello, jornalista falecido recentemente e que, até então, ocupava o cargo de diretor do Departamento Universitário da organização. Nesta quinta-feira, 2, a filha, Paula Porcello, será nomeada como coordenadora do núcleo. A posse ocorrerá às 15h, durante reunião da diretoria. No cargo, Paula poderá dar continuidade ao trabalho que o pai desenvolvia, como pensar ações e estímulos para os jovens e estabelecer cada vez mais uma ponte entre a ARI e os estudantes. 

Em julho de 2022, ela deve assumir como vice-diretora do núcleo. Com a chegada da comunicadora, Leandro Olegário, que ocupava o cargo de vice, será o novo diretor. Em conversa com o Coletiva.net, o presidente da ARI, José Nunes, disse que ele teve a ideia e levou ao Olegário, que logo aceitou. A indicação foi aprovada pelo Conselho. ?Os  dois darão seguimento ao trabalho no Departamento Universitário, muitas ações que já haviam sido pensadas, como os cursos ARI de Jornalismo, que agora será chamado de 'Cursos ARI - Jornalista Flávio Porcello' ?, destacou.

O presidente lembrou ainda: foi por meio de Porcello que a entidade se aproximou do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), para a realização do 'Prêmio Themis de Jornalismo'. ?Então a vinda da Paula tem um simbolismo muito grande, sem contar que vai ser bom para ela frequentar um local onde o pai foi um grande voluntário, pelo Jornalismo e pelos jornalistas.?

Honrada em receber o convite, Paula lembrou que o pai teve um vínculo direto com a Associação, que, para ela, representa tão bem o Jornalismo em todo o Rio Grande do Sul, e pela qual ela foi acolhida e abraçada, como se estivesse em casa. A jornalista acredita que possui a missão de honrar o nome de Porcello e perpetuar o amor tão antigo que ele possuía pela entidade. 

Entre os objetivos no cargo, ela destaca a busca por trazer os estudantes para integrar a organização. ?Acho que o principal ponto é aproximar a Associação das instituições de ensino e dos alunos. Quero conseguir manter o brilho nos olhos que o pai tanto tinha quando falava sobre a nossa profissão. Se depender de mim, este laço será sempre de afeto e cuidado.?

Para Olegário, a escolha de Paula vem da intenção de poder reverenciar o pai dela, o professor Porcello, ?um profissional exemplar, um pesquisador destacado, reconhecido no campo e uma pessoa de uma singularidade, hombridade, de um carinho, acolhida, fantásticos. Com que eu tive a oportunidade de conviver e de trabalhar na ARI, na diretoria Universitária.? 

Projetos em vista

Paula já chega com uma missão. Olegário adiantou ao portal que o trabalho da ARI estará focado no lançamento de um projeto de capacitação que eles pretendem divulgar durante o Prêmio ARI. Sem poder apresentar muitos detalhes, o professor destacou que a intenção da ação é estimular a interface da ARI como um grande hub que une profissionais, instituições de ensino, empresas de Comunicação e estudantes. O intuito é  proporcionar o surgimento de profissionais mais qualificados. 

Em seguida, os profissionais devem voltar a atenção para os estudantes do interior, para que possam estar cada vez mais articulados com as ações da ARI. Para que, dessa forma, a classe possa ter uma representatividade não só na Capital e Região Metropolitana ?Mas também estimular esses alunos interioranos para que eles participem conosco e possam trazer contribuições e a gente possa ter uma via dialogada entre a ARI e os estudantes de todo o Rio Grande do Sul?, concluiu.