Pela inclusão: clipe da banda de publicitário gaúcho busca a conscientização do autismo

Vídeo da música composta por Tiago Horácio, de 'Os Horácios', tem a participação de pessoas com o transtorno

Tiago Horácio no clipe - Reprodução/YouTube

Um vídeo com imagens de autistas em brincadeiras, danças, tarefas diárias e se comunicando com outras pessoas. Assim é o clipe da música 'Serenata', da banda 'Os Horácios', que tem a letra do publicitário Tiago Horácio. Em conversa com o Coletiva.net, o também baixista e vocalista do grupo explicou que a ideia é chamar atenção para a conscientização do autismo e a busca pela inclusão dos indivíduos com esse transtorno. 

Conforme Tiago, o streaming também tem o intuito de incentivar a comunicação do autista com aqueles que não estão acostumados a um cotidiano de quem tem essa condição. "A música é tão importante e queríamos fazer essa ponte entre aqueles que gostam da nossa música com essa galera querida que participou do clipe para todo mundo, de alguma forma, estar no mesmo ambiente, cada qual do seu jeito!", disse.

A ideia surgiu no início do ano, quando Luci, um dos participantes do clipe, foi internado com Covid-19. Enfrentar a doença com autismo foi uma dificuldade a mais. Depois de um mês e meio no hospital, no entanto, superou e voltou para casa, o que motivou o grupo a mostrar que essas pessoas existem de fato. "Por isso a banda praticamente não aparece no clipe, dando o protagonismo a eles. Acredito que a arte tem um papel fundamental nesses tempos, aliás, em todos os tempos! Mas nessa época, precisamos mostrar as diversas realidades que existem", relatou.

Para compor as imagens do filme, os responsáveis enviaram as gravações e o grupo fez a compilação e edição com a música. No dia do lançamento, em 28 de abril, mês de conscientização do autismo, muitos responsáveis ficaram emocionados e mandaram vídeos para Tiago. "É muito importante salientar que a gente só fez o meio-campo .Os grandes artistas são eles!", ressaltou.

Formado em Publicidade pela PUCRS e em Radialismo, Tiago sabe o que é lutar pela inclusão. Há 25 anos, ele vive sem enxergar, pois perdeu a visão aos 15 anos em um jogo de futebol. "Durante esse tempo eu soube exatamente o que é ter que mostrar quem eu sou diariamente. É como se a gente sempre tivesse que provar que pode fazer as coisas". Composta por Alexandre Kramer e Rodrigo Rock nas guitarras; Michele Esmalti, vocal; Rodrigo Stivanin, bateria; além de Tiago, a banda 'Os Horácios' foi fundada em 2002 e tem seis álbuns lançados, alguns com participações de artistas como Frank Jorge e Rafael Malenotti.

Assista ao clipe:

Comentários