Personalidades do ambiente digital marcam presença no Conedi

Sétima edição do evento foi realizada em Porto Alegre neste final de semana

Danilo Gentili apresentou painel ao lado da comunicadora e palestrante motivacional Aline Dalcin - Crédito: Amanda Nickhorn

O Congresso de Empreendedorismo Digital (Conedi) foi realizado entre a última sexta-feira, 7, e o sábado, 8, na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Na sétima edição, o evento, organizado pela Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE-POA), trouxe 12 palestras e 19 personalidades com carreiras consolidadas no ou por meio do ambiente digital. A reportagem de Coletiva.net acompanhou a programação.

Com conteúdos focados no desenvolvimento de negócios e de marcas pessoais pelas mídias sociais, as palestras realizadas tiveram duração de cerca de 40 minutos. A prática de empreender, reflexões motivacionais e questionamentos acerca da tecnologia e das transformações experienciadas atualmente, bem como análises de futuro também foram temáticas que integraram a trilha.

Passaram pelo palco especialistas das áreas de Criatividade, Inovação, Marketing, Negócios e Tecnologia, porém, uma das presenças mais aguardadas foi a de Danilo Gentili. Ao lado da comunicadora e palestrante motivacional Aline Dalcin, ele apresentou o painel 'Resiliência Plena: em tudo dai graças'.

Em entrevista cedida ao portal, ele comentou a respeito do potencial das redes sociais como meio de Comunicação. Para o apresentador, as plataformas possuem capacidade agregadora. "Você entra no Twitter, por exemplo, e os Trending Topics (Assuntos do Momento, em tradução livre) são aquilo que as pessoas estão assistindo na TV. Você vai no Facebook e no Instagram, o que bomba lá é trecho de programa de entrevista", pontuou. Gentili ainda defendeu a capacidade de "acervo" das redes: "Às vezes lembramos de um vídeo antigo, e quando procuramos no YouTube, está lá".

A linha de charutos lançada pelo comediante em dezembro também entrou em pauta. "Já vendi mais de 100 mil, o que é um número muito grande para esse mercado no Brasil. É um produto importado da Nicarágua. E tenho também o meu vinho, o Putos, um projeto junto com o Diogo Portugal e Oscar Filho, que já tem mais de 120 mil garrafas vendidas", contou. Gentili explicou que seu objetivo é popularizar produtos que são tidos como "elitizados".

Por fim, questionado se havia alguma mensagem que gostaria de deixar para os empreendedores que estão começando, o comunicador foi categórico: "Não desistam". Ele definiu o Brasil como um ambiente "hostil" para quem quer empreender. "Você precisa entender as regras do jogo e como driblar os obstáculos que aparecem no caminho. Se você se preparar, com certeza vai se destacar, pois poucos estão dispostos a encarar isso", afirmou.

Exercícios práticos

Nos momentos de fala, muitos dos convidados ainda propuseram ao público exercícios práticos. Um deles foi Giovanni Begossi - mais conhecido como El Professor -, que ensina oratória focada no ambiente digital. Em cima do palco ele abriu uma live no Instagram que, em um segundo, já contava com 600 pessoas on-line. O palestrante ainda convidou alguns integrantes da plateia para um breve discurso de vendas sobre seus negócios.

Nathan Abritta, influenciador gaúcho, e Rodrigo Hoffmann, dono da agência de Marketing JKR, também convidaram os participantes a chamarem um desconhecido próximo e gravarem um vídeo para os Stories do Instagram falando sobre seu negócio. Por sua vez, a influenciadora Ana Lisboa, que atua com foco na criação de comunidade, apresentou uma dinâmica de meditação e técnica de performance pessoal. Desse modo, convidou a plateia a idealizar suas versões no futuro.

Comentários