Pesquisa revela que futuro de buscas pode ser realizado por Inteligência Artificial

Levantamento demonstra que maioria dos consumidores abandonaram buscadores tradicionais

Resultado de levantamento pode alterar modelos de busca - Crédito: Reprodução

De acordo com dados da consultoria Gartner apresentados na conferência 'Digital Marketing Exposition & Conference' (Dmexco) pelo diretor-geral da Microsoft Advertising, Tor Thompson, o comportamento dos consumidores tem mudado. O levantamento demonstra que 58% dos consumidores abandonaram os buscadores tradicionais em favor de interfaces de Inteligência Artificial (IA) generativa. Esse resultado pode também ocasionar alterações no modelo de busca baseado em palavras-chave. 

Ainda na pesquisa realizada, há uma projeção de que, em até cinco anos, a navegação e os sites como conhecemos possam deixar de existir. Em matéria do portal Acontecendo Aqui, é abordado que o cenário pode estar ligado ao conceito de Zero UI, no qual a interação com a tecnologia ocorre de forma natural, por voz, gestos ou dispositivos no ambiente, sem depender de telas ou digitação. 

Entre novos tópicos que podem surgir no conceito de nova busca, estão: o conversacional, em que se mudam as palavras por frases mais longas e complexas; personalizado, onde as respostas se tornam ajustadas para cada pessoa, e o agente que seria possível de entender as preferências individuais. Para o diretor da big tech, as pessoas não procuram apenas informações, mas soluções. E a expectativa é que a tecnologia esteja pronta para entregar. 

Comentários