Pesquisa revela que futuro de buscas pode ser realizado por Inteligência Artificial
Levantamento demonstra que maioria dos consumidores abandonaram buscadores tradicionais
De acordo com dados da consultoria Gartner apresentados na conferência 'Digital Marketing Exposition & Conference' (Dmexco) pelo diretor-geral da Microsoft Advertising, Tor Thompson, o comportamento dos consumidores tem mudado. O levantamento demonstra que 58% dos consumidores abandonaram os buscadores tradicionais em favor de interfaces de Inteligência Artificial (IA) generativa. Esse resultado pode também ocasionar alterações no modelo de busca baseado em palavras-chave.
Ainda na pesquisa realizada, há uma projeção de que, em até cinco anos, a navegação e os sites como conhecemos possam deixar de existir. Em matéria do portal Acontecendo Aqui, é abordado que o cenário pode estar ligado ao conceito de Zero UI, no qual a interação com a tecnologia ocorre de forma natural, por voz, gestos ou dispositivos no ambiente, sem depender de telas ou digitação.
Entre novos tópicos que podem surgir no conceito de nova busca, estão: o conversacional, em que se mudam as palavras por frases mais longas e complexas; personalizado, onde as respostas se tornam ajustadas para cada pessoa, e o agente que seria possível de entender as preferências individuais. Para o diretor da big tech, as pessoas não procuram apenas informações, mas soluções. E a expectativa é que a tecnologia esteja pronta para entregar.
Coletiva