Plenária da Fenaj apresenta balanço de 2025 e construção para a nova 'Campanha Nacional Unificada 2026'
Encontro da Federação Nacional dos Jornalistas abordou sobre avanços, reajustes e pautas em negociação
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) reuniu dirigentes sindicais de todo o país recentemente, com o intuito de fazer um balanço da ação salarial de 2025 e iniciar a construção da 'Campanha Nacional Unificada 2026'. Na oportunidade foram revelados avanço, com reajustes acima da inflação, aumento de benefícios, como vale-refeição e abonos compensatórios, além de identificar pautas em negociação e desafios para as entidades.
No encontro, também foi aprovado o cronograma que inclui as novas ações para a campanha nacional, marcando para 6 de novembro a próxima plenária, quando serão apresentados os dados consolidados e definidos o tema para 2026, bem como as pautas prioritárias, para o lançamento oficial no 'Congresso Nacional de Jornalistas', que ocorrerá de 10 a 13 de dezembro.
Relatos apresentados na ocasião e levantamento que vinha sendo feito pela Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral demonstraram que, mesmo com um cenário difícil, houve conquistas nas mesas de negociação. A maioria repôs integralmente as perdas, enquanto outros conquistaram ganho real.
Mesmo com alguns avanços, dada a diferença de mês da data-base, um terço dos estados ainda está em processo de diálogo ou não iniciaram as negociações, como: Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima. Entre os encaminhamentos da plenária, esteve também a padronização e unificação das informações sobre as campanhas em todo o Brasil. O questionário nacional, que será enviado via circular aos sindicatos, busca mostrar a realidade que vem sendo enfrentada, como cláusulas conquistadas e piso salarial nos estados.
Agenda de encaminhamentos:
6 de outubro - prazo final para envio do questionário nacional
6 de novembro - realização da próxima plenária nacional
10 a 13 de dezembro - lançamento oficial da Campanha 2026 no Congresso Nacional dos Jornalistas
Coletiva