Polícia Civil indicia intérprete do Saci do Inter por importunação sexual
Funcionário, que foi afastado do clube, cometeu o crime contra a repórter Gisele Kümpel, além de uma torcedora colorada

A 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Alegre concluiu o inquérito policial que apurava a conduta do intérprete do Saci durante o Gre-Nal realizado em 25 de fevereiro. Após analisar todas as informações coletadas, a Polícia Civil constatou que o suspeito cometeu o crime de importunação sexual contra a repórter da rádio Monumental, Gisele Kümpel, além de uma torcedora colorada.
Durante o procedimento, a investigação teve à disposição imagens das câmeras de monitoramento do estádio, documentos, relatos das vítimas, de testemunhas e o interrogatório com o acusado, um homem de 30 anos que não teve o nome revelado, apenas identificado como G.A.A. A primeira vítima, Gisele, foi beijada pelo intérprete do mascote nos minutos finais da partida.
A comunicadora conseguiu, em 3 de março, uma medida protetiva na Justiça do Rio Grande do Sul para definir um limite de aproximação de 300 metros do acusado. Outra mulher, essa sendo uma torcedora colorada, disse ter sido importunada após solicitar uma foto com o mascote do clube. De acordo com ela, o homem a segurou à força e afirmou se sentir "como um adolescente na puberdade" ao lado dela.
O presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), Rogério Amaral, afirmou que a entidade sempre denfenderá que a justiça seja feita e que continuará dando apoio à Gisele, visto que a Associação orientou a repórter a registrar o boletim de ocorrência. "As autoridades dependentes deram encaminhamento e esperamos que esse processo tenha continuidade. Também contamos que haja punição, dentro da lei, e que esse caso sirva como exemplo para que outras pessoas não cometam esse tipo de delito inadmissível em nossa sociedade", afirmou.
O funcionário foi afastado pelo clube desde o ocorrido, e na partida contra o São Luiz, no último sábado, 9, o Saci foi interpretado por uma mulher. A equipe de reportagem de Coletiva.net procurou a assessoria de imprensa do Internacional, porém, recebeu como resposta que, institucionalmente, "ainda não tem o que informar".
Confira a nota da Polícia Civil:
A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre, concluiu, nesta quarta-feira (13/03/2024), o inquérito policial que apurava a conduta do suspeito G. A.A, de 30 anos, o qual interpretou, no Grenal do dia 25/02/2024, o Mascote Saci do Sport Club Internacional e teria, de acordo com duas vítimas, cometido o delito de importunação sexual naquele jogo.
Após a realização de diligências, análise das imagens das câmeras de videomonitoramento, juntada de documentos, oitiva das vítimas, testemunhas e, por fim, o interrogatório do investigado, e com base nos elementos informativos colhidos durante o trâmite do procedimento, constatou-se que o suspeito cometeu o crime de importunação sexual contra as duas vítimas no dia em que ocorreu a partida de futebol já citada, crimes pelos quais foi indiciado. Frisa-se que, durante as investigações, sobreveio o deferimento, pelo Poder Judiciário, da medidas protetivas de urgência solicitadas por uma das vítimas.
Ressalta-se que o investigado não possui antecedentes policiais.