Primeiro dia 'South Summit 2025': Orkut instiga reflexões sobre relações sociais na atualidade
Desenvolvedor da plataforma falou sobre como os meios de interação transformam relações sociais


O primeiro dia do 'South Summit 2025', 9, chega ao fim, com a condução de diversos painéis. Para encerrar com chave de ouro, o engenheiro de software Orkut Büyükkökten deu uma palestra sobre a plataforma que desenvolveu, que leva seu próprio nome. O profissional, de modo geral, promoveu reflexões para a plateia acerca de como novos meios de interação transformaram e ainda transformam nossas relações sociais.
Orkut trouxe dados e pesquisas que buscam contextualizar seus pensamentos. Em um dos slides que apresentou, ele destacou que, em 2003, um levantamento apontou que somente 8% dos jovens americanos relataram se sentirem com frequência sós. Contudo, neste ano, de acordo com suas próprias palavras, "hoje, esse número disparou para mais de 25%".
Finalizando a conversa, o empreendedor turco disse vislumbrar "um futuro esperançoso e promissor". "O que eu me lembro do Orkut com muito carinho era a maneira com as pessoas usavam as plataformas para fazer amizades online e, logo, encontrar romances e formalizar esses laços na vida real".
O time de jornalistas de Coletiva.net acompanha direto do Cais Mauá o South Summit Brazil - edição brasileira de um dos maiores eventos internacionais de Inovação e Tecnologia. Realizado de 9 a 11 de abril, em Porto Alegre, esta é a quarta edição do evento em solo gaúcho. Neste ano, mais uma vez como media partner, são produzidas matérias e entrevistas para o portal, envio de newsletters especiais, drops em Coletiva.rádio, repercussão e materiais exclusivos para as redes sociais. A cobertura conta com o apoio da PUCRS/Famecos e do Grupo RBS.