Primeiro painel do Alright Summit destaca vozes e perspectivas das mulheres no Jornalismo Digital

Bate-papo, mediado por Natália Pandolfo, contou com a participação das convidadas Cristiane Balduíno, Letícia Wacholz e Raquel Lemos

Bate-papo com Natália Pandolfo, Cristiane Balduíno, Letícia Wacholz e Raquel Lemos - Crédito: Reprodução

Discutir e destacar as vozes e perspectivas de mulheres no Jornalismo Digital: este foi o tema que abriu o Alright Summit nesta quarta-feira, 21. O bate-papo contou com a mediação da gerente de Vendas da Alright, Natália Pandolfo, que conversou com Cristiane Balduíno, do Portal JDV, Letícia Wacholz, da Folha do Mate, e com  Raquel Lemos, do Site Coreto.

Nathália abriu a conversa ressaltando que, à medida que o mundo digital se torna cada vez mais influente, é fundamental ouvir e entender as experiências, desafios e contribuições das mulheres que moldam este espaço. Por isso, na sequência, questionou as convidadas sobre o atual cenário do Jornalismo Digital em relação à representação feminina. Letícia relatou que quando ingressou na Folha do Mate havia somente três mulheres, dos 50 jornalistas que atuam no veículo. Entretanto, hoje o quadro de funcionários é bem equivalente, com 25% de homens e 25% da mulheres.

Raquel, por sua vez, salientou que o quadro de representatividade feminina mudou a partir da digitalização e a oportunidade dos novos modelos de negócios. "Hoje em dia, a mídia tradicional está dando mais espaço para as mulheres porque a diversidade é um critério de lucro. (...) Mas em um ambiente de Jornalismo Digital e Independente são as mulheres quem realmente sustentam o que se faz."

Outros pontos destacados durante a conversa foram questões relacionadas à conquista do respeito quando se é mais jovem, além da maternidade. "Sempre falamos que o Jornalismo não tem hora, mas quando se é a mãe o filho tem hora. Sei o quanto é desafiador conciliar uma rotina de trabalho com o seu posto de trabalho quando se tem essa preocupação de cuidar dos filhos", apontou Letícia.

A editora da Folha do Mate relatou uma frase que encontrou em suas pesquisas: a mulher é o grande motor do Jornalismo Digital. "Acho que o melhor combustível é o respeito da nossa audiência e outros colaboradores", disse, ao salientar que: "a mulher tem competência para assumir trabalhos em qualquer editoria". Por fim, decretou que a melhor forma de conseguir incentivar outras mulheres é em meio a um processo de união, transparência e, sobretudo, de respeito. 


Coletiva.net está em Brasília para cobrir o Alright Summit, promovido pela Alright. O evento, realizado em 21 de agosto de 2024, conta com oito painéis sobre os desafios enfrentados por veículos jornalísticos locais e estratégias para o fortalecimento deles frente a regiões consideradas "desertos de notícias". O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.






Comentários