Ranolfo Vieira Júnior se compromete com a segurança de jornalistas na cobertura de protestos

Em ofício encaminhado ao Sindjors, governador do Estado garantiu que policiais militares acompanharão profissionais de imprensa

09/11/2022 12:00
Ranolfo Vieira Júnior se compromete com a segurança de jornalistas na cobertura de protestos /Crédito: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, em ofício encaminhado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), comprometeu-se com a segurança de profissionais da imprensa durante a cobertura de protestos políticos. No documento, o chefe do Executivo garante que comunicadores serão acompanhados por policiais militares quando trabalharem em manifestações.

A decisão de Ranolfo acontece após a entidade representativa enviar pedido por zelo ao trabalho jornalístico, na última quinta-feira, 3. O governador disse, ainda, que, ao tomar conhecimento dos graves fatos dos quais foram vítimas equipes de veículos de comunicação, nos últimos dias, determinou ?providências imediatas com a identificação das autorias e consequente responsabilização na forma legal?. Ele destacou, também, não admitir nenhum ato de violência ou quebra da ordem ou dos princípios democráticos.

A solicitação foi motivada pelos casos de agressão sofridas por equipes de reportagem de quatro emissoras diferentes ocorridas durante a cobertura de manifestações contra o resultado das eleições em Porto Alegre na quarta-feira passada, 2. Profissionais de Band TV, RDC TV, Record e SBT foram atacados fisica e moralmente. Além disso, no dia anterior ao ocorrido, jornalistas do Grupo RBS foram intimidados em protestos na BR-116 e na RS-040.