Renato Dornelles é homenageado no Carnaval de Alvorada com tema-enredo

Música conta a trajetória pessoal e profissional do comunicador e o chama de "emissário da justiça"

Para Renato Dornelles, a homenagem "não tem preço" - Crédito: Arquivo Pessoal

O jornalista Renato Dornelles foi homenageado no Carnaval de Alvorada, ocorrido neste sábado, 23. O profissional foi tema-enredo da escola de samba Tradição Alada. A música 'A esperança liberta a mente e a alma. Renato Dornelles, o emissário da justiça' conta a trajetória pessoal e profissional do comunicador.

Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, Renato contou que a homenagem "é algo que não tem preço que pague", além de ser um reconhecimento "difícil" de explicar. "Há 38 anos, participo de coberturas de desfiles de Carnaval, em diferentes cidades e estados, em diversas mídias, que já perdi a conta de quantos acompanhei. De repente, me vejo dentro de um desfile como protagonista."

Renato revelou que no enredo foi apresentada, de forma simbólica, uma representação de seu nascimento, segundo a mitologia de religiões de matriz africana. Na infância, o sonho de ser jogador de futebol, os anos escolares, a previsão do pai de que seria escritor. Na juventude, o movimento estudantil, o Jornalismo, o colunismo e a paixão pelo Carnaval. "MInhas escolas de samba e meu time de futebol, os livros, os documentários, estava tudo lá, descrito", contou.

Segundo Renato, o convite foi feito pela direção da escola de samba, no segundo semestre de 2023. "Interessante para mim, eles terem me considerado uma espécie de 'mensageiro' que com os trabalhos jornalísticos, livros e documentários dá voz a minorias."

Comentários