Resultados com Inteligência Artificial do Google caem para 15%

Mudança ocorre após pessoas receberem respostas incorretas e perigosas geradas pela plataforma

Espaço ocupado pelos resumos gerados por IA diminuiu 20% desde o começo de abril - Crédito: Banco de Imagens/Canva

As pesquisas com resultados com Inteligência Artificial (IA) do Google apresentaram queda. Conforme o BrightEdge, site especializado em SEO, o número reduziu de 84% para 15%, em uma amostragem que considera os meses de fevereiro a maio. Essa mudança ocorreu após as pessoas receberem algumas respostas incorretas e perigosas geradas pela plataforma. A Big tech, por sua vez, reconheceu o problema, retirou muitos materiais do ar e, atualmente, trabalha para aprimorar a ferramenta.

De acordo com o BrightEdge, o espaço ocupado pelos resumos gerados por IA diminuiu 20% desde o começo de abril, o que sugere que a tecnologia se torna, cada vez mais, eficiente em fornecer experiências úteis e relevantes. A pesquisa também revelou que os resultados com a plataforma do Google têm maior probabilidade de aparecer em buscas que apresentam resultados já linkados, ou seja, com resposta-base vinda de outros sites. Nesse caso, há um aumento de 195% em relação aos demais.

As pesquisas baseadas em perguntas são as que mais ativam os resultados com IA, enquanto as buscas locais e as que incluem links e sites são as menos propensas. Isso mostra uma tendência do Google em priorizar a exibição de resumos gerados pela tecnologia em contextos específicos, os quais são considerados os mais relevantes e úteis.

Comments