O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta manhã, no Palácio do Planalto, jornalistas representantes da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), de sindicatos e demais repórteres. O encontro celebrou o Dia do Jornalista, que se comemora hoje. Lula recebeu da presidente da Fenaj, Beth Costa, um documento pedindo apoio para a criação do Conselho Federal e Conselhos Estaduais de Jornalismo, responsáveis pela regulamentação da profissão e pela fiscalização de seu exercício e ensino. Lula garantiu que os conselhos estão próximos de se tornar realidade. Esta teria sido a primeira vez na história que um presidente da República recebeu, no Palácio, tantos representantes da categoria. Ele estava acompanhado dos ministros do Trabalho, Ricardo Berzoini, da Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, e da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci.
A exigência de formação superior específica não chegou a ser abordada diretamente durante o encontro. Os sindicalistas preferiram não se manifestar sobre o assunto, que está em discussão no Judiciário. A Fenaj divulgou nota oficial sobre o dia 7 de abril.
No Rio Grande do Sul nenhuma entidade ligada ao jornalismo, como o Sindicato dos Jornalistas e a Associação Riograndense de Imprensa, fizeram qualquer atividade para assinalar a data.

