Revista Parêntese lança editoria sobre Arquitetura e Urbanismo

Iniciativa surge a partir de uma parceria entre o Matinal e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul

Editoria valoriza a arte e a funcionalidade das estruturas urbanas - Crédito: Divulgação

A Parêntese, revista digital do Matinal Jornalismo, anunciou o lançamento da editoria 'Forma&Função', uma seção com entrevistas, reportagens e artigos sobre Arquitetura e Urbanismo. Parceria entre o grupo e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), o projeto trará pautas que mostrem o impacto das áreas em questões contemporâneas. O objetivo é valorizar a arte e a funcionalidade das estruturas urbanas.

Além de tratar dos temas centrais da Arquitetura e do Urbanismo, a equipe do 'Forma&Função' também conversará com personalidades, discutirá as tendências da área e a memória da cidade. Os conteúdos poderão ser acessados pelos assinantes da newsletter semanal da revista Parêntese, distribuída aos sábados. Além disso, também serão veiculados na newsletter diária Matinal News até dezembro deste ano. A primeira publicação da editoria vai ao ar neste sábado, 9, e pode ser acessada por meio deste link

Parceria busca ampliar o debate

Para o diretor-geral do Matinal Jornalismo, Filipe Speck, o modelo permite a entrega de um conteúdo denso e propositivo. "Discutir os processos de transformação das cidades e como isso afeta a vida dos habitantes é um dos nossos princípios", explica. A linha editorial do projeto foi construída em parceria entre as organizações. No entanto, as definições sobre entrevistas feitas, artigos publicados e abordagens das reportagens são de responsabilidade do corpo editorial da revista Parêntese.

Filipe ainda salienta que, em 2021, o Matinal Jornalismo recebeu o Prêmio CAU/RS 2021 na categoria 'Imprensa - pessoa jurídica', pelas reportagens sobre questões urbanas do Rio Grande do Sul, em especial Porto Alegre. "Por isso, ter a colaboração do Conselho na nova editoria nos honra, qualifica e credencia para contribuir de forma positiva nesse debate", pontua. A entidade de classe também tem atuado com outros veículos da Capital com iniciativas semelhantes.

Segundo o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, essas parcerias com os meios de Comunicação mostram o compromisso do Conselho em ampliar o debate sobre os rumos da Arquitetura e do Urbanismo nas cidades. "Como especialista em temas do Jornalismo local, além de arte e cultura, o Matinal traz uma abordagem da qual sentíamos falta no espaço público, com novos pontos de vista. Por isso, fizemos a parceria", afirma. 

Comentários