Sinapro-RS defende que pesquisas são importantes para se orientar caminhos

'Frente a Frente', do Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul, abordou ser possível conduzir comunicação assertiva e de valor

Da esquerda para direita Juliano Brenner Hennemann, Cleber Benvegnú, Ricardo Jaques e Rafael Marques - Crédito: Agência Preview

A última edição do 'Frente a Frente', promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS), mostrou que a pesquisa é uma ferramenta importante e estratégica para orientar caminhos. Além disso, concluiu-se que é possível conduzir uma comunicação assertiva e gerar valor para as marcas, impactando nos resultados dos negócios. O encontro, cuja pauta era 'Pesquisa no dia a dia das agências', foi realizado na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, no último mês. 

O presidente do Sinapro-RS, Juliano Brenner Hennemann, abriu o evento com uma apresentação das ações realizadas pela entidade no primeiro semestre. O debate contou com a participação de três painelistas convidados: Cleber Benvegnú, sócio-fundador da Critério Resultados em Opinião Pública; Ricardo Jaques, sócio-diretor da Engenho de Ideias; e Rafael Marques, gerente de Planejamento da Global. Os gestores apresentaram as práticas e experiências de empresas com o uso de pesquisas, sob a perspectiva da reputação de imagem, contas públicas e clientes privados. 

Para Benvegnú, a pesquisa vem para compreender o cenário e as percepções, pois ela serve para dar credibilidade e propósito para a marca. Apesar disso, ele salientou que nem sempre a ferramenta dita o rumo a ser seguido porque nem sempre a opinião pública está certa. "A pesquisa deve ser usada para gerar valor e não como única ferramenta de decisão, nesta dinâmica ela passa a fazer sentido", explicou.

Jaques compartilhou experiências e cases da agência com as pesquisas de opinião de clientes da seara pública. Ainda, ele discorreu sobre a importância dessa ferramenta, matriz estratégica, periodicidade ideal e o quanto o uso do estudo e suas técnicas engrandecem o trabalho da Comunicação e das empresas. "A riqueza do estudo está no fornecimento de informações e o conhecimento que se tem", destacou.

Marques mostrou, por meio de conceitos, práticas e cases, como a Global faz uso da pesquisa para orientar o trabalho criativo e auxiliar na construção de estratégias para campanhas. "Como fazemos isso no dia a dia? Fazendo perguntas com foco no que se quer descobrir, conhecer e entender, é de fundamental importância fazer as perguntas certas", frisou.

Comentários