Sindicato do Audiovisual Gaúcho defende permanência de Beatriz Araujo na Secretaria Estadual da Cultura
Na última semana, foi divulgada possível substituição na gestão da pasta como parte de um processo de reordenação política
Diante dos rumores de uma possível substituição na gestão da Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac), no último sábado, 12, representantes do Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (Siav) publicaram uma carta aberta defendendo a permanência da produtora Cultural Beatriz Araujo à frente da pasta da Secretaria da Cultura. A nota, que integra a movimentação da comunidade cultural gaúcha em favor da gestora, reconhece a atuação da mesma na defesa dos diferentes setores de criação e produção artística no Estado. Ela ocupa a pasta desde 2019.
Diante do cenário que o administrador Eduardo Loureiro (PDT) possa assumir a pasta, a comunidade artística do Estado tem se mobilizado, com manifestos contrários à mudança, que já totalizam mais de 800 assinaturas. A nova aquisição para o cargo, faria parte de uma reforma que vem sendo implementada pelo governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), aos poucos.
Segundo o texto, nos últimos seis anos, muitos foram os desafios enfrentados pelos diversos segmentos culturais gaúchos, entre eles a paralisação da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a pandemia e as enchentes no Estado. "Durante todo este período difícil, graças à postura atenta e comprometida da secretária Beatriz Araujo, foi possível evoluirmos para a consolidação de um canal aberto de escuta com propósito de alinhamento de pautas e definição de prioridades", registra o texto. A carta pode ser lida no site do Siav-RS.
Apoio de Kleiton e Kleidir
A dupla de cantores gaúchos Kleiton e Kleidir também manifestou apoio à Beatriz Araujo na Sedac. Na publicação em uma rede social, eles escreveram: "Todo nosso apoio à permanência da Beatriz Araujo como Secretária de Cultura do RS".
O que diz o Governo do Estado
Procurada pela reportagem do Coletiva.net, a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul informou que "o governo não tem nenhuma informação oficial sobre essa situação".
Íntegra da carta:
O Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul - Siav-RS, vem a público manifestar-se em nome de suas associadas e profissionais por estas representados, em defesa da continuidade dos trabalhos e ações que vêm sendo geridos pela Secretaria de Estado da Cultura - Sedac, juntamente com o Instituto Estadual do Cinema - Iecine, voltadas ao desenvolvimento econômico e à retomada para consolidação do grande ecossistema da indústria audiovisual do Rio Grande do Sul.
Nos últimos seis anos, foram muitos os desafios enfrentados para os diversos segmentos culturais do Estado seguirem ativos e atuantes, especialmente em relação à produção audiovisual gaúcha, com a paralisação da Agência Nacional do Cinema, a pandemia do Coronavírus e por último a situação de calamidade pública enfrentada pelo RS em 2024.
Durante todo este período difícil, graças à postura atenta e comprometida da Secretária Beatriz Araujo, foi possível evoluirmos para a consolidação de um canal aberto de escuta com propósito de alinhamento de pautas e definição de prioridades.
Beatriz Araujo, com uma ampla trajetória profissional alicerçada em produção e gestão cultural, trouxe para a gestão pública sua visão estratégica globalizante, contribuindo para a construção de uma atuação em rede com os diversos agentes, assim somando esforços pela superação e avanço dos diferentes setores da criação e produção cultural de nosso Estado.
Atenta às dificuldades e limitações impostas historicamente à cultura, a atual gestão da Sedac vem trazendo expressivas conquistas e realizações para o setor. Exatamente neste delicado momento de atenção ao cinema brasileiro, com a conquista do Oscar, tem sido especial seu empenho na busca de mais recursos para a reconstrução do audiovisual no RS, como a partir da continuidade de um dos canais de fomento resultantes da Chamada de Arranjos Regionais do Fundo Setorial do Audiovisual - FSA, assim como outros fundos internacionais de fomento à produção audiovisual.
Diante disto, manifestamo-nos a favor da manutenção de Beatriz Araujo no cargo de Secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Coletiva