Sindjors prepara série de comemorações aos 80 anos da entidade

Com início nesta sexta-feira, celebrações se estenderão até a mesma data, em 2023

Carta do então Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio marca a fundação do Sindjors - Reprodução

Nesta sexta-feira, 23, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) completa 80 anos de atuação em prol dos profissionais da imprensa. Para celebrar a data, a entidade prepara uma série de comemorações, que terão início hoje, 23, e se estenderão até a mesma data, no ano que vem. Discussões, debates, reflexões, propostas, projetos e festividades fazem parte do planejamento.

A intenção é que a trajetória do Sindjors seja comemorada com ações que representem as necessidades e anseios dos jornalistas gaúchos, de forma participativa e integrada com todos os profissionais do Estado. Todas as novidades referentes a essa celebração começarão a ser divulgadas pelas redes sociais da entidade.

80 anos de Sindjors

A década de 1940 marcou a história da civilização humana por conta de grandes eventos como a II Guerra Mundial, assim como da população brasileira, por acontecimentos como o governo de Getúlio Vargas - com a implantação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a declaração de guerra do Brasil aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e a instituição do Cruzeiro como nova moeda nacional.

Foi neste contexto de crises e transformações que surgiu o Sindjors, por meio de uma carta do então Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio para a Associação Profissional dos Trabalhadores em Empresas Jornalísticas do Estado do Rio Grande do Sul. Este documento oficial, emitido em 23 de setembro de 1942, oficializou o nascimento da entidade. Atualmente, a instituição é filiada à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Entre suas pautas prioritárias está a busca pela regulamentação profissional, com a formação universitária e o reconhecimento do diploma como garantia para a obtenção do registro profissional. Além de jornalistas, o Sindjors representa repórteres fotográficos e cinematográficos, diagramadores, ilustradores e chargistas, bem como universitários de Jornalismo no Rio Grande do Sul.

Comentários