Ulbra TV termina 2020 com chegada do HD e parceria com TV Cultura

Diretor João Carlos Bernardi contou ao portal sobre como a emissora lidou com um ano de pandemia

João Carlos Bernardi, diretor da Ulbra TV, avalia 2020.

O 2020 iniciou com muitas expectativas para a Ulbra TV, conforme o diretor da emissora, João Carlos Bernardi, revelou ao Coletiva.net. Mas, nem sempre os meses vindouros transcorrem sem imprevistos. "Imediatamente fomos surpreendidos por uma pandemia", recordou o gestor. Apesar da surpresa que gerou impacto econômico negativo em diversos setores, ele garantiu: "Tivemos um ano de conquistas e avanços".

As dificuldades impuseram barreiras, mas não impediram a emissora de seguir adiante. Bernardi contou que, embora com atraso do planejamento, a Ulbra TV conseguiu realizar a migração dos estúdios, exibidores e transmissão para HD. Além disso, também foi feita a inclusão do sinal da emissora com esta tecnologia na operadora Vivo. O profissional já projeta um 2021 com mais novidades, em que a alteração ocorrerá também para os clientes Claro/NET.

E, conforme o gestor, não pararam por aí as boas notícias da empresa. A renovação do contrato de afiliação com a TV Cultura é outra conquista que Bernardi destacou. A equipe passou a contribuir diariamente com matérias gravadas e entradas ao vivo para os telejornais da emissora nacional. E, para conseguir contemplar todas essas demandas, outro avanço foi posto em prática: a integração dos estúdios e laboratórios de Comunicação da universidade de mesmo nome do canal, o que promoveu maior participação dos alunos nas atividades da Ulbra TV.

Bernardi apontou a captação de receitas como um aspecto "muito importante" para a sustentabilidade da emissora e afirma que ela se apresenta como uma "excelente alternativa" de investimento, pela "condição privilegiada de uma programação local em horário nobre". O diretor preferiu não detalhar os números, mas disse que os índices de audiência e apoios se traduzem em "resultados animadores".

O agravamento da pandemia no apagar das luzes de 2020 preocupa o profissional, que aposta na chegada das vacinas para retomarem, o quanto antes, "a vida normal e os planos traçados". Para ele, o sucesso no controle da crise sanitária será determinado para pensar a economia de 2021 e seus impactos, tanto na emissora quanto no ramo em geral. Mas Bernardi prevê mais novidades para a Ulbra TV no próximo ano: "Além da criação de novos programas locais, também passará a contar com estúdios em Porto Alegre, firmando-se cada vez mais como emissora gaúcha".

Comentários