União Pró-Vacina lança áudios para combater fake news sobre imunização

Grupo integra instituições científicas brasileiras no combate à desinformação sobre vacinações

Muitas dúvidas e notícias falsas sobre imunização circulam pelas redes sociais, especialmente em áudios no WhatsApp. Ao perceber esta circulação de mensagens enganosas, o União Pró-Vacina, grupo formado por instituições que atuam no combate a informações falsas sobre vacinação, lançou uma série de textos no mesmo formato, explicando e esclarecendo as principais fake news. 

"Grande parte das fake news que saem sobre as vacinas e o novo coronavírus são disseminadas por áudios enviados por pessoas que estão conversando com alguém da família. Isso viraliza muito mais do que vídeos e qualquer informação correta", avalia Wasim Syed, estudante de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, guia da ONU no Projeto Halo e integrante da União Pró-Vacina.

Os áudios disparados pelo grupo são adaptações de materiais já postados em outras redes sociais, como Facebook e Instagram. Em cada um deles, o pesquisador se identifica, apresenta a pergunta e a responde de forma correta,  embasada em fontes confiáveis, como revistas científicas. As mensagens são disparadas duas vezes por semana pelos participantes do projeto e ficam disponíveis neste link. Conforme Wasim, a iniciativa tem dado resultado.  

"Uma das mensagens que fizemos falava sobre um possível impacto da velocidade de desenvolvimento das vacinas em sua qualidade, sua eficácia e sua segurança. Era um áudio curto, de aproximadamente dois minutos. E circulou tanto que, em pouco tempo, uma colega recebeu a mensagem em um grupo de caronas. Ou seja, está tendo o efeito esperado", comemora o estudante.

Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo Ribeirão Preto da USP em parceria com o Centro de Terapia Celular (CTC), o Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), a Ilha do Conhecimento, a Vidya Academics, o Gaming Club da FEA-RP, o Instituto Questão de Ciência e o Pretty Much Science são as instituições que formam a União Pró-Vacina. Para ampliar a divulgação da mensagem, o grupo também criou um perfil no Instagram.

Comentários