Usuários reclamam de aparência de IA nos vídeos do YouTube Shorts
Conteúdos de youtubers parecem ter sofrido alterações automáticas

Nos últimos meses, usuários do YouTube Shorts relataram mudanças visuais nos vídeos, que parecem ter sido alterados automaticamente pela plataforma. Segundo a BBC e discussões nas redes sociais Reddit e X, (antigo Twitter), os conteúdos passaram a exibir uma aparência mais nítida e até artificial, como se tivessem sido processados por Inteligência Artificial (IA).
Após postagens, o YouTube confirmou que está conduzindo um experimento a fim de melhorar a qualidade dos vídeos, mas negou usá-la de forma generativa, afirmando que se trata de técnicas de "aprendizado de máquina tradicional". A justificativa, no entanto, gerou ainda mais críticas,visto que a machine learning - em tradução livre, aprendizado de máquinas - , também faz parte do campo da IA. Vale ressaltar que em julho a plataforma havia atualizado as regras de monetização para punir conteúdos de baixa qualidade produzidos em massa pela tecnologia.
Em comparações divulgadas por usuários, há relatos de que os vídeos processados apresentam contornos mais marcados, sombras intensas e texturas artificiais. O chefe editorial do YouTube, Rene Ritchie, detalhou sobre os testes, afirmando que não se trata de IA generativa e nem de upscaling(processo digital que melhora a resolução de um conteúdo)."Estamos rodando um experimento em Shorts selecionados que usa tecnologia de aprendizado de máquina tradicional para remover o desfoque, reduzir o ruído e melhorar a clareza dos vídeos durante o processamento", publicou Rene em página na rede social.