Vencedores da 'Mostra Sedac/Iecine de Longa-Metragem Gaúchos' serão conhecidos na sexta-feira

Na mesma ocasião também haverá a entrega do 'Troféu Leonardo Machado' e os 'Prêmios Iecine'

A cerimônia distribuirá 10 Kikitos - Crédito: Diego Vara/Agência Pressphoto

Os vencedores da 'Mostra Sedac/Iecine de Longa-Metragem Gaúchos' serão conhecidos na noite desta sexta-feira, 16. Na mesma ocasião também haverá a entrega do 'Troféu Leonardo Machado' e os 'Prêmios Iecine'.  A cerimônia distribuirá 10 Kikitos - 'Melhor Ator', 'Melhor Atriz', 'Melhor Desenho de Som', 'Melhor Direção', 'Melhor Direção de Arte','Melhor Fotografia', 'Melhor Filme', 'Melhor Montagem', 'Melhor Roteiro' e 'Melhor Trilha Sonora'. O melhor filme receberá ainda R$ 10 mil, enquanto as demais categorias receberão R$ 5 mil.

O ator e diretor Nelson Diniz, que foi o padrinho dos alunos participantes do Educavídeo, será homenageado com o 'Troféu Leonardo Machado'. Em memória do ator e apresentador do festival a honraria é entregue a um ator, atriz ou técnico do audiovisual do Rio Grande do Sul, tendo como critério o histórico de realizações e contribuições ao desenvolvimento do setor no Estado.

Desde 2021, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival promove uma premiação especial às personalidades do cinema gaúcho, profissionais, entidades e ações que contribuíram para o audiovisual do estado. Pela primeira vez, os 'Prêmios Iecine' foram divididos em três categorias: Legado, Inovação e Destaque. 

O diretor, produtor e animador José Maia receberá o 'Prêmio Legado'. Aleteia Selonk, sócia-diretora e produtora executiva da Okna Produções, receberá o 'Prêmio Inovação'. Por fim, o 'Prêmio Destaque' será entregue a Alexandre Mattos, membro-fundador da Moviola Filmes e membro do Macumba Lab.


A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comentários