Xicão Tofani recebe homenagens na mídia e nas redes sociais

Ainda na última sexta-feira, bem como no final de semana, personalidades, profissionais e entidades registraram o adeus ao apresentador

08/07/2024 12:00
Xicão Tofani recebe homenagens na mídia e nas redes sociais /Crédito: Arquivo Pessoal

Na última sexta-feira, 5, a Comunicação do Rio Grande do Sul se despediu de Xicão Tofani. Ele, que faleceu vítima de um infarto fulminante, sofria de Chron - doença intestinal inflamatória e crônica, que afeta o revestimento do trato digestivo. Ainda durante a sexta, bem como no último final de semana, personalidades, profissionais e entidades registraram o adeus ao apresentador. 

O programa 'Atualidades Pampa', da última sexta, foi repleto de emoções. A atração da Rede Pampa foi dedicada em memória a Xicão, que atuou por mais de duas décadas na empresa. Além do pronunciamento inicial da âncora Magda Beatriz, outros comunicadores da bancada também prestaram homenagens ao colega. ?Fico chateado e chocado, pois eu sabia do seu estado de saúde, mas não pensei que seria agora. O Xicão está ininterruptamente desde 1983 na televisão, e isso não é para qualquer um, poucos conseguem isso, e ele tinha todo um carinho pela rede Pampa?, disse Bibo Nunes

Dineia Dal Pizzol relembrou do seu início na emissora. Segundo a comunicadora, foi Xicão que deu a ela as boas-vindas ao entrar no programa. Além disso, recomendou a ela livros e contou histórias. ?Hoje, eu compartilho da tristeza com os colegas. O que eu tenho de recado para todos que amavam o Xicão Tofani, todos os seus fãs, que a morte é uma passagem, que as homenagens que estamos fazendo seguirão nos próximos dias. Ele vive nos nossos corações.?

Ainda no 'Atualidades Pampa', Gustavo Victorino comentou que ?há nove anos, no mês de maio, começamos este programa, e o Xicão é o que nós chamamos de originais, dos fundadores. Agora, sobrou só nós dois, Magda (...) A gente fica triste porque o Xicão era o cara boêmio, que tinha cada história engraçada, divertida. Mas, a melhor parte do Xicão eram as tiradas, que eram muito engraçadas e surpreendentes?, manifestou o comunicador, em uma das suas falas. 

Nas redes sociais, profissionais da Comunicação prestaram homenagens a Xicão. "Que descanse em paz. Meus sentimentos à família e amigos", registrou Renato Martins. ?O Xicão não é um ser, ele é uma entidade, uma história que ele construiu ao longo da vida?, escreveu o comunicador Airton Ruschel, por meio do Facebook. Em vídeo, o apresentador Luiz Carlos Reche também registrou sua homenagem: ?Uma figura marcante na Comunicação do Rio Grande do Sul e é isso que é importante. Xicão Tofani foi um revolucionário, além de um belo apresentador e comunicador. Vai com Deus, meu amigo?.

Em nota, o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) manifestou-se: ?A entidade presta sua solidariedade à família e aos colegas pelo falecimento do jornalista Alberto Tofani, conhecido como Xicão Tofani, que atuava na Rede Pampa de Comunicação. Conhecido por retratar o cenário noturno, deixará uma lacuna na cobertura de eventos em nossa capital.? 

Personalidades públicas

Ainda pelas redes sociais, personalidades públicas também prestaram lembranças. ?Uma grande perda para a Comunicação do Rio Grande do Sul o falecimento do jornalista e historiador Alberto Tofani, carinhosamente conhecido como Xicão Tofani. Por muitos anos, foi rosto reconhecido no rádio e na televisão gaúcha. Nossos sentimentos aos seus familiares e amigos", registrou Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre

Além dele, o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), também salientou: ?Meu fraterno abraço e meus sentimentos aos familiares e amigos do comunicador Xicão Tofani, que infelizmente nos deixou na noite passada. Estendo esse abraço aos seus colegas da Rede Pampa, emissora em que trabalhou por décadas com muito talento e perspicácia nas suas participações como apresentador e comentarista.?