'Arena da Exportação Júnior' acontece nesta quinta-feira

Promovida pelo Conselho do 'Prêmio Exportação RS', segunda edição do projeto reunirá alunos da Fundação Tênis no Instituto Caldeira

Evento acontece na quinta-feira - Divulgação

Nesta quinta-feira, 18, a partir das 13h30, acontecerá a segunda edição do 'Arena da Exportação Júnior'. O evento, promovido pelo Conselho do 'Prêmio Exportação RS', acontecerá no Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 - bairro Navegantes), em Porto Alegre, e será exclusivo para 25 alunos em formação pela Fundação Tênis. Com o objetivo de explicar, compartilhar conhecimento e desmistificar a atividade exportadora, o encontro terá a palestra do CEO da premiação, Edmilson Milan.

A intenção da ação é contextualizar informações iniciantes sobre o tema, a fim de introduzir os jovens na área e abrir opções de carreira aos participantes. Para tanto, além dos conceitos básicos, serão abordados tópicos como: quais os principais produtos exportados pelo Brasil e o motivo da atividade ser tão impactante para a economia do País.

Também serão esclarecidos pontos sobre o profissional de Comércio Internacional e como acontecem as negociações com outros países. Edmilson explica que a iniciativa proporciona que estudantes de ensino médio tenham acesso a dados sobre a temática e completa: "objetiva disseminar o conhecimento sobre este relevante tema e inspirar estudantes a escolher este dinâmico campo para suas futuras atuações profissionais".

A escolha da Fundação Tênis para firmar esta parceria se baseia no fato da organização já ter um programa que visa à formação técnica e profissional de jovens. Com cursos diferenciados, ela busca que os aprendizes desenvolvam competências fundamentais, cognitivas e sociais para atuação profissional. A organização não governamental, sem fins lucrativos, tem o intuito de fazer com que, por meio da prática sistemática e disciplinada do tênis, jovens em condições de vulnerabilidade resgatem valores de cidadania e se preparem para ingressar no mercado de trabalho. As organizações interessadas em receber a 'Arena da Exportação Júnior' podem contatar as entidades do Conselho do 'Prêmio Exportação' ou o comitê executivo da distinção.

'Prêmio Exportação RS' 

A premiação destaca empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar os produtos no mercado internacional. Em 2022, foram reconhecidas 68 companhias com sede no Rio Grande do Sul, em diferentes segmentos de mercado. O Conselho do 'Prêmio Exportação RS' é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Badesul, Banco do Brasil, Banrisul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). 

Integram também o grupo as federações: da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul) e das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Completam o setor as entidades: Grupo de Líderes Empresariais (Lide-RS), Portos RS, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). 

Comentários