'Pôr-se em arte' estreia no Vitrine CCMQ + RS Criativo neste sábado

Abertura da mostra do projeto que reúne coletivos, artistas e artesãos acontecerá às 14h

Oficina de madeira Respira e Brinca é uma das participantes - Crédito: Patrícia Rangel

Coletivos, artistas e artesãos que integram o 'Pôr-se em Arte' ocuparão o Vitrine CCMQ + RS Criativo a partir das 14h deste sábado, 22. A mostra acontecerá no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) (Rua dos Andradas, 736 - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre, até 25 de setembro. O projeto foi um dos quatro selecionados por meio da chamada pública lançada neste ano e é o segundo a ocupar o ambiente em 2023. O espaço funcionará de sexta-feira a domingo, das 13h às 20h.

Criado por Patrícia Rangel, o intuito do 'Pôr-se em Arte' é apresentar profissionais que trabalham a partir de uma perspectiva consciente da relevância do aspecto terapêutico da autoexpressão artística e criativa. Além da idealizadora, integram a iniciativa o coletivo Araucária Arte em Lã, o grupo Canoa, os artistas Nelson Baibich e Mogui e a oficina familiar de brinquedos de madeira Respira e Brinca. 

No evento, os processos de criação serão expostos e compartilhados com o público. Serão apresentados não apenas os resultados estéticos e particularidades de produção, mas também as diferentes maneiras como o desenvolvimento ocorre. Os visitantes poderão se envolver na instalação 'Pôr-se em Arte', um grande tear construído em conjunto com o público. A ação também divulgará a proposta de economia circular chamada 'Quem troca muda?'. Nela, quem trouxer um broto de planta poderá trocar por outro. 

Ainda, estarão à venda peças artesanais e arte utilitária, como mantas, almofadas, luminárias, brinquedos em madeira, colares, peças em cerâmica, desenhos originais de Baibich, potes em gesso e cimento feitos com reaproveitamento de vidro. Reproduções fotográficas de aspectos arquitetônicos da CCMQ e canetas, lápis e camisetas também estarão entre os itens disponíveis.

Promovido pela CCMQ e pelo RS Criativo, instituição e programa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), o projeto Vitrine acontece desde maio de 2021. O objetivo é dar visibilidade e gerar renda para coletivos de artistas e artesãos. A Casa de Cultura Mario Quintana tem o patrocínio do Banrisul. 

Comments