Agência da ONU retrata vida de refugiados em mostra fotográfica na Ufrgs

Exposição 'Faces do Refúgio' com mais de 50 imagens está aberta até o final do ano

Susan Schulman/UNHCR-Divulgação

Organizada pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur), o campus Centro da Ufrgs (Avenida Paulo Gama, 110), em Porto Alegre, está recebendo, até o final deste ano, uma mostra com mais de 50 fotografias que retratam as principais crises de deslocamento da atualidade. A exibição 'Faces do Refúgio' apresenta fotos e textos que buscam ilustrar a realidade das mais de 65 milhões de pessoas em situação de refúgio no mundo.

As fotografias exibem histórias de resiliência de crianças, homens e mulheres que enfrentaram violações de direitos humanos e buscam oportunidades para reconstruir suas vidas. Além disso, o público terá contato com as principais crises de deslocamento da atualidade causadas por conflitos, violências e perseguições em países como Mianmar, República Democrática do Congo, Síria e Sudão do Sul.

A mostra - que já passou por São Paulo e Rio de Janeiro, antes de chegar à capital gaúcha - é uma parceria entre a Acnur e o Departamento de Difusão Cultural da Ufrgs. O acordo se estende para a colaboração na prospecção de apoiadores, a fim de fortalecer o trabalho de profissionais e voluntários no mundo todo. Para isso, a comunidade terá acesso à assinatura da petição de apoio aos refugiados, por meio da Acnur, neste site.

Comentários