Alsones Balestrin assume como secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia

Cerimônia ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, onde ele recebeu a pasta das mãos do governador Eduardo Leite

Alsones Balestrin foi pró-reitor acadêmico da Unisinos, onde leciona há mais de 20 anos - Crédito: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Após anúncio na última semana pelo governador Eduardo Leite, ontem, 19,  Alsones Balestrin tomou posse como secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia. A cerimônia ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini. Houve também uma homenagem ao agora ex-secretário Luís Lamb, que deixou o governo, após três anos como titular da pasta.

No encontro, Leite lembrou que a inovação sempre esteve no centro da estratégia de desenvolvimento do governo, e que por isso uma pasta específica para o setor foi recriada no início da gestão. "Entendi que este setor precisava de uma secretaria específica, trabalhando em sinergia com o desenvolvimento econômico e com outras áreas, como a Educação e a Agricultura", disse.

Leite também agradeceu mais uma vez ao trabalho dedicado do ex-secretário Lamb, e desejou sucesso ao novo titular. "Tenho toda a confiança na capacidade e no entrosamento do professor Balestrin com o nosso ecossistema de inovação para dar continuidade ao trabalho", afirmou.

O novo secretário disse estar honrado e entusiasmado com o desafio, e lembrou que recebe a pasta em um cenário bastante positivo. "Luís Lamb deixa a secretaria com projetos muito interessantes em andamento, e há ainda uma série de ações a serem lançadas. Quero colocar o meu conhecimento a serviço do Estado e gerar boas possibilidades de impacto da Inovação, da ciência e da Tecnologia", pronunciou-se.

Alsones Balestrin foi pró-reitor acadêmico da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), onde leciona há mais de 20 anos. Além disso, é um dos co-fundadores da 'Aliança pela Inovação', composta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Unisinos e Pacto Alegre. Trata-se de um acordo entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade para estimular o empreendedorismo colaborativo.

Comentários