Assembleia Legislativa aumenta incentivos culturais após impacto das enchentes

Sarau do Solar e festivais promovem solidariedade, incentiva artistas e fortalecem a conexão cultural no Estado

No final de junho do ano passado, artistas se apresentaram no Theatro São Pedro durante o Festival de Música Colaborativo - Crédito: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) intensificou ações para valorizar a cultura em 2024, ano marcado pelos desafios impostos pelas cheias de maio. Entre as iniciativas destacaram-se o 'Sarau do Solar', que completou 32 anos e visa incentivar a pluralidade da produção gaúcha, propiciando acesso universal às variadas expressões culturais, e o Festival de Música Colaborativo, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com o objetivo de apoiar artistas impactados pelo evento climático.

O 'Sarau do Solar', projeto musical, passou a adotar o formato colaborativo, permitindo ao público realizar doações diretamente aos artistas via PIX. De acordo com Mariana Abascal, diretora de cultura da ALRS, "tal implemento visa não só incentivar a participação de artistas do interior como estabelecer paridade com os artistas que desenvolvem seu trabalho na Capital; é o olhar do Parlamento para a música do Rio Grande do Sul como um todo. Mas detalhe, o edital não se restringe ao RS, músicos de outros estados são muito bem-vindos em nossa Casa".

O Festival de Música Colaborativo, realizado em junho, reuniu dezenas de artistas no Theatro São Pedro e mobilizou doações destinadas aos trabalhadores do setor musical do Estado afetados pelas cheias. Com apresentações de nomes como Ian Ramil, Paola Kirst e Orquestra Theatro São Pedro, o evento reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa com a música e a solidariedade.

Outras ações como o Prêmio Lila Ripoll de Poesia e o Prêmio Teixeirinha consolidaram o papel do Parlamento gaúcho na valorização de talentos locais e no estímulo à produção cultural. Essas iniciativas buscam ampliar o acesso à cultura e garantir reconhecimento aos artistas em meio aos desafios vivenciados em 2024.

Comments