Atitus disponibiliza suporte jurídico e psicológico à população em POA

Serviços do Núcleo de Atendimento à Comunidade são prestados por estudantes sob supervisão dos professores

Serviços estão disponíveis à população - Divulgação

A Atitus Educação está com uma novidade no Campus MontSerrat (Rua Dona Laura, 1020 - bairro Mont'Serrat), em Porto Alegre. Na terça-feira, 23, a instituição de educação superior inaugurou o Núcleo de Atendimento à Comunidade. O espaço disponibiliza assessoria jurídica gratuita às pessoas de baixa renda e suporte psicológico, à baixo custo, ao público em geral. Os serviços são prestados pelos alunos com supervisão dos docentes. 

A nova estrutura concentra as atividades de dois setores que já existem na universidade: o Núcleo de Práticas Jurídicas (Nujur), vinculado ao curso de Direito, e o Serviço Integrado de Atendimento em Psicologia (Sinapsi), da graduação em Psicologia. Com um total de 170 metros quadrados, o ambiente possui nove salas de atendimento, que permitirão beneficiar mais pessoas e qualificar a formação dos alunos. Para a diretora do Campus Porto Alegre da Atitus, Caroline Calice da Silva, o espaço permite não só ampliar os serviços oferecidos à comunidade, "mas também as oportunidades dos nossos estudantes realizarem atividades práticas em suas áreas". 

Nujur

O Nujur realiza consultoria jurídica gratuita em diferentes áreas do Direito (cível, família, trabalhista, previdenciário, criança e adolescente, trânsito e administrativo). Também oferece apoio em processos administrativos extrajudiciais perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (IPE), entre outros. 

Ainda, abriga o primeiro Núcleo de Atendimento a Superendividados no Rio Grande do Sul, em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Capital e com o Tribunal de Justiça do Estado. O objetivo é mediar acordos entre os endividados e os credores. 

O setor atende gratuitamente à população de baixa renda - que ganha até três salários mínimos -, que reside na região da comarca de Porto Alegre. Para solicitar o serviço, é preciso entrar em contato pelo email [email protected].

Sinapsi

O Sinapsi oferece consultas com foco em psicologia organizacional e clínica. A primeira inclui orientação profissional e suporte ao Projeto Pescar, a segunda engloba atendimentos em psicanálise, terapia cognitivo comportamental e psicologia sistêmica. Com a criação do Núcleo, na Capital gaúcha, há dois novos serviços: suporte para crianças e avaliação psicológica.

Aberto ao público em geral, antes de terem a consulta, os pacientes passam por uma triagem. O custo das sessões é de R$ 20,00. O agendamento ocorre pelo email [email protected].

Comentários