Banrisul adere ao 'Programa BNDES para Liquidação de Dívidas Rurais'
Instituição foi a primeira do Brasil a iniciar operações do projeto criado pelo governo federal

O Banrisul iniciou na última semana a operação do 'Programa BNDES para Liquidação de Dívidas Rurais', tornando-se a primeira instituição financeira do Brasil a atuar na iniciativa. O programa foi criado pelo governo federal por meio da Medida Provisória nº 1.314/2025 e possibilita que produtores rurais do Rio Grande do Sul renegociem dívidas em condições especiais, mediante apresentação de laudo técnico que comprovem perdas em duas ou mais safras entre 1º de julho de 2020 e 30 de junho de 2025.
A ação beneficia agricultores de 459 municípios gaúchos por eventos climáticos adversos, como as enchentes do ano passado e as estiagens recorrentes nos últimos anos. Os pedidos de enquadramento devem ser realizados em dias úteis nas agências de relacionamento dos clientes. O programa prevê prazos de pagamento de até nove anos, incluindo um ano de carência, para propriedades localizadas em cidades com decretos de calamidade pública ou situação de emergência reconhecidos pelo governo federal.
De acordo com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos, a operação representa a continuidade de uma série de medidas adotadas em parceria com o governo do Estado a fim de apoiar o agronegócio local. Entre as ações, ele citou o aporte de R$ 150 milhões destinado à prorrogação de dívidas de crédito rural, anunciado em julho pelo governador Eduardo Leite. "Nosso compromisso é ajudar a 'arrumar o campo', reorganizar as finanças dos produtores e garantir que continuem plantando e, dessa forma, promover a retomada da capacidade produtiva do Agronegócio gaúcho", diz.
O Banrisul recebeu o terceiro maior volume de recursos entre os agentes financeiros participantes do programa, totalizando R$ 880,7 milhões. Para viabilizar a execução das operações, o banco desenvolveu um novo sistema interno voltado à tramitação de pedidos de renegociação de dívidas, o que, segundo a instituição, tem acelerado a análise técnica e o enquadramento de crédito.