Capital terá serviço de coleta automatizada do lixo domiciliar

Contrato para instalação de contêineres será assinado nesta terça

O prefeito José Fortunati e o diretor do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mário Moncks, assinam contrato a empresa que venceu a licitação para a coleta automizada do lixo, Cone Sul, nesta terça-feira, 12, às 14h, no Salão Nobre do Paço Municipal. A estimativa é de que, até julho, o DMLU passe a usar contêineres na coleta domiciliar.
O serviço de coleta automatizada do lixo domiciliar em contêineres ocorrerá numa área-piloto da cidade. Nesta primeira etapa da modernização, cerca de 9% da população de Porto Alegre será beneficiada. A previsão é de que sejam instalados 1.100 contêineres para a coleta de lixo domiciliar em 11 bairros. A população em geral e, em especial, os 123.600 habitantes que utilizarão diretamente o novo serviço, será informada e esclarecida dos detalhes da mudança com uma campanha pública de divulgação, que será feita com 30 dias de antecedência.
As vantagens imediatas da ação na Capital serão o desaparecimento quase total dos caminhões do lixo (ficam só quatro) no trânsito dentro desta área . A iniciativa também ajudará na diminuição de catadores informais. A área de implantação do projeto-piloto será limitada pelo Guaíba a oeste, pelo Arroio Dilúvio ao sul, pelas Avenidas Silva Só, Goethe e Dr. Timóteo a leste e, a norte, por um contorno que da Dr. Timóteo irá pela Cristóvão Colombo até a Ramiro Barcelos e desta para a Voluntários da Pátria e Conceição, até a Mauá.

Comentários