Centro Cultural da Ufrgs sediará programação de lançamento de livro

Ação objetiva valorizar e reconhecer a trajetória da diretora de cinema Maria Helena Lopes, fundadora do Grupo Tear

Obra estará disponível para compra no local, mas também pode ser adquirida on-line. - Crédito: Divulgação / Editora Libretos

O livro 'No Tear da História, Maria Helena Lopes', de autoria da pesquisadora e historiadora Juliana Wolkmer, terá lançamento nesta sexta-feira, 17, às 18h, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), localizado na Rua Engenheiro Englert, nº 333, no Campus Central da instituição, no Centro Histórico de Porto Alegre. A atividade integra uma programação que também inclui um seminário gratuito sobre direção teatral feminina, promovido no mesmo local ao longo da tarde. O projeto tem como proposta valorizar a trajetória da diretora que fundou o Grupo Tear e marcou a cena artística do estado.

O seminário 'Mulheres na Direção Teatral' começará às 13h30min com a abertura conduzida por Juliana e pela atriz e dramaturga Silvana Rodrigues. Às 14h, ocorrerá a mesa 'Elas fizeram história: Maria Helena Lopes e Irene Brietzke', com participação da diretora Jezebel de Carli, da pesquisadora Inês Marocco e da artista Patrícia Fagundes. Na sequência, às 16h, será realizada a mesa 'Na direção delas: nos palcos, nos blocos, nas escolas', pelas especialistas da área Audiovisual Júlia Ludwig, Mayura Matos e Guadalupe Casal. As atividades são abertas ao público e não têm custo.

Sobre o livro

A obra reúne 204 páginas com registros fornecidos pela família da diretora e depoimentos de profissionais que atuaram com ela. A publicação traz 160 imagens e tem edição da Libretos, com coordenação editorial e design gráfico de Clô Barcellos e arte de capa de Mitti Mendonça. Maria Helena Lopes nasceu em Pelotas em 1934 e morreu em abril deste ano, em Porto Alegre. Referência no teatro gaúcho, dirigiu vinte espetáculos e fundou o Grupo Tear, ativo entre 1980 e 2002.

Além do seminário e do lançamento, o projeto prevê um circuito de palestras sobre a carreira da diretora em Pelotas e Santa Maria, bem como a digitalização do acervo do Grupo Tear. As ações contam com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio do edital Memória e Patrimônio da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. O livro estará à venda no local por R$ 70 e também pode ser adquirido pela internet.

Comentários