Cine Theatro Capitólio recebe mostra comemorativa aos seus 90 anos

Clássicos do cinema e produções gaúchas serão exibidas durante o fim de semana

Espaço completa recebe mostra comemorativa à sua trajetória neste fim de semana - MARCO QUINTANA/JC

O Cine Theatro Capitólio comemora nesta sexta-feira, 12, 90 anos de existência. Em 1928, a casa estreava na rua Demétrio Ribeiro, 1085, em Porto Alegre com a exibição do filme francês Casanova (1927), de Alexandre Volkoff. Durante o mês, para comemorar a data, o local exibirá clássicos do cinema e, também, produções gaúchas. No dia do aniversário, o filme que foi passado na estreia será transmitido ao público.

Atualmente conhecido como Cinemateca Capitólio Petrobras, o espaço realizará sessões e atividades organizadas pela Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal da Cultura e pela Fundacine RS -responsáveis pela gestão do espaço. No sábado, 13, o ano de estreia volta a ser pauta. A casa incluirá na sua programação obras realizadas naquele ano. Durante mês, outros clássicos como 'O Circo' (1928), de Charles Chaplin, e o gaúcho 'Pontal da solidão' (1974), de Anélio Latini Filho, serão exibidos.

O Cine Theatro Capitólio funcionou até 1994, quando ainda recebia bailes, teatro e outros eventos não ligados à cinematografia. Patrimônio Histórico de Porto Alegre, em 2015, reabriu com novo nome. Além de cinema, a restauração do Cinemateca Capitólio conta com espaço reservado à preservação do audiovisual gaúcho. Nos últimos anos o local tem sido referência para cinéfilos com mostras, sessões especiais e iniciativas sobre a área.

Comments