Conferência de Stuart Firestein e Natalia Pasternak abre o Fronteiras do Pensamento em POA

Pesquisadores abrem o evento que começa na próxima quarta-feira em Porto Alegre

O projeto terá formato presencial e on-line - Divulgação

Na próxima quarta-feira, 10, Stuart Firestein e Natalia Pasternak abrem a 16ª edição do Fronteiras do Pensamento em Porto Alegre. Em uma conferência conjunta, os dois cientistas levam ao palco da Casa da Ospa a discussão sobre Tecnologias para a Vida, tema a ser explorado pelos conferencistas desta temporada. 

Os ingressos podem ser adquiridos presencialmente ou de forma on-line. Informações e inscrições estão dispostas no site do evento. O projeto terá formato presencial e on-line e lança uma série de novidades que ampliam o conteúdo e enriquecem a experiência para os participantes. 

A Temporada 2022 do Fronteiras do Pensamento também trará a Porto Alegre o filósofo francês Luc Ferry, o escritor americano Steven Johnson, a psicanalista francesa Élisabeth Roudinesco e o físico brasileiro Marcelo Gleiser. Estão previstas um total de 12 conferências, sendo seispresenciais em Porto Alegre, e outras seis on-line, com nomes nacionais como o neurocientista Sidarta Ribeiro, a psicanalista Maria Homem, a geneticista Mayana Zatz e a pensadora digital Martha Gabriel. Todas estarão disponíveis na plataforma digital para assinantes.

A partir da próxima segunda-feira, 8, já estará à disposição na plataforma para inscritos no projeto as três primeiras conferências on-line, gravadas exclusivamente para esta edição. A geneticista Mayana Zatz, o escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras Jorge Caldeira e o neurocientista Sidarta Ribeiro discorrem sobre a importância da tecnologia hoje e o que se pode esperar dela para os próximos 30 anos. 

Natalia Pasternak é microbiologista com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhar como pesquisadora na USP e na Universidade de Columbia, além de ser docente visitante da Fundação Getúlio Vargas. Preside o Instituto Questão de Ciência (IQC) e é pesquisadora sênior da Associação Nacional de Escritores Científicos (NASW), em Nova York. Foi eleita uma das mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo em 2021, de acordo com a BBC 100 Women, e personalidade do ano de 2020 pela revista Isto É e pelo Grupo de Diários América, por seu combate à desinformação no Brasil.

Stuart Firestein é neurocientista e pesquisador da Universidade de Columbia nas áreas de neurociência e biologia. Foi presidente do Departamento de Ciências Biológicas, o norte-americano é reconhecido por seus estudos sobre a natureza do olfato e foi eleito membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência. É pós-doutor em neurobiologia e atuou nas universidades de Yale, Paris VI e Cambridge.

Comentários