Detran oferece curso a distância para ciclistas

Projeto incentiva uso da bicicleta como meio de transporte e busca levar mais segurança à população

Iniciativa estimula uso da bicicleta como meio de transporte - Unsplash

Com a proposta de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e levar mais segurança aos usuários, a Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran elaborou um curso a distância, intitulado 'Educação para Ciclistas'. A capacitação é direcionada a educadores, profissionais com perfil multiplicador, ciclistas e pessoas que pretendem usar a bicicleta no dia a dia. Os interessados em participar podem se inscrever online para a qualificação, que terá início no próximo dia 25. O curso é gratuito e os aqueles que o concluírem poderão emitir certificação.

A carga horária é de 24h, com dedicação de seis horas semanais durante quatro semanas. Os conteúdos incluem a história da bicicleta, as normas de circulação do ciclista e sua relação com motoristas e pedestres. Também fazem parte do cronograma de conteúdo assuntos como: equipamentos de segurança, estacionamento de bicicletas, integração com transporte coletivo e compartilhamento de bicicletas, entre outros tópicos.

Conforme a pedagoga Adriana Reston, coordenadora de Tecnologia e Ensino a Distância da EPT do Detran-RS, o intuito é "orientar todos os usuários do trânsito sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte, abordando os benefícios deste modal e as regras de circulação para o compartilhamento do espaço público com responsabilidade e segurança".

Comments