Divulgada a programação do Fórum Social na Capital

Porto Alegre receberá mais de 400 oficinas

Foi divulgada nesta segunda-feira, 18, em entrevista coletiva, a programação oficial de Porto Alegre para o Fórum Social Mundial (FSM), em sua edição comemorativa de 10 anos. Acompanhado por representantes do comitê organizador do FSM, o vice-prefeito José Fortunati relatou as atividades que ocorrerão na cidade entre os dias 24 e 29 deste mês. Porto Alegre sediará  um dos principais debates, o Seminário Internacional "Dez anos depois: desafios e propostas para um outro mundo possível". A iniciativa reunirá intelectuais e pensadores de diferentes continentes e ocorrerá na Usina do Gasômetro, Cais Mauá, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa.

A edição deste ano do evento será realizada de forma descentralizada em todo o mundo. Além do evento principal, a Capital receberá mais de 400 oficinas, sendo 100 direcionadas exclusivamente ao público infantil; feira de economia solidária; caminhada com os participantes; encontro com chefes de estado; seminários e conferências das centrais sindicais; shows e apresentações culturais; entre outras atividades. Outros seis municípios da Região Metropolitana também organizam ações dentro do FSM.

"Além das profundas reflexões proporcionadas pelo Fórum, um evento dessa natureza representa destaque internacional, além de aquecer a economia local", ressaltou Fortunati, responsável pelo comitê organizador municipal, lembrando que o retorno do Fórum a Porto Alegre é uma demonstração da capacidade da cidade em receber grandes eventos mundiais.

De acordo com o vice-prefeito, a prefeitura investirá R$ 2 milhões para infraestrutura, organização e divulgação do evento. Segundo Cláudio Janta, presidente da Força Sindical, Porto Alegre volta a ser um dos pólos internacionais de reflexão sobre outros caminhos para o mundo, especialmente no que diz respeito ao trabalho e emprego. Além de Janta, participaram da coletiva o presidente da CUT, Celso Woyciechoesky, e o presidente da ABONG, Mauri Cruz.

As inscrições para o FSM podem ser realizadas pelo site evento, no valor de R$ 20. Segundo a organização, estão sendo recebidas 800 inscrições por dia. A estimativa é de que participem das atividades cerca de 30 mil pessoas.

Clique aqui e conheça detalhes da programação do FSM.

Comments