Documentário gravado em escola de POA é premiado em festival nacional

Filme 'Em Frente' aborda questões sociais vivenciadas pela comunidade negra

Obra é dirigida pelos cineastas voluntários Mariana Gonçalves e Jonatan Brum - Divulgação

O documentário 'Em Frente', protagonizado por alunos da Escola Municipal Doutor Liberato Salzano, da zona norte de Porto Alegre, venceu o '16º Festival Visões Periféricas'. O evento realiza curadoria de filmes produzidos em periferias brasileiras e teve os resultados divulgados na noite desta quinta-feira, 9. Dirigida pelos cineastas voluntários Mariana Gonçalves e Jonatan Brum, ligados ao movimento cultural negro, a obra foi exibida na mostra Fronteiras Imaginárias e competiu com curtas metragem de todo o Brasil.

"Que orgulho da comunidade da nossa querida escola! Nossa rede municipal é formada por polos de criatividade e cultura, em que diversos talentos são revelados. O trabalho tem ainda mais relevância por tratar de um tema tão necessário, que é o combate ao preconceito racial", defende a secretária de Educação da Capital, Sônia Rosa. A produção traz depoimentos da comunidade negra da escola, entre alunos do nono ano do Ensino Fundamental, professores e servidores, que compartilham histórias de vida cruzadas pelo racismo.

Para a docente Patrícia Pereira, que coordena a Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, braço da Secretaria Municipal de Educação (SMED), o racismo é uma "dolorosa realidade", que precisa ser combatida "com veemência". "O documentário conta com relatos sensíveis de homens e mulheres de diferentes idades e ocupações, que destacam as formas de resiliência individuais e coletivas frente ao preconceito racial", pontua.

O 'Festival Visões Periféricas' é realizado no Rio de Janeiro, e conta com três mostras competitivas: Cinema da Gema, com curtas metragem cariocas; Fronteiras Imaginárias, com curtas nacionais; e Panorâmica, com longas-metragens. O documentário 'Em Frente' pode ser assistido de forma gratuita na plataforma Itaú Cultural Play.

Comentários