Eletromidia e Claro expandem projeto 'Abrigo Amigo' em Porto Alegre

Ação objetiva transformar pontos de ônibus em espaços acolhedores e conectados

Claro e Eletromidia se uniram a fim de criar um projeto de acolhimento para a comunidade de Porto Alegre. - Crédito: Divulgação

A Eletromidia e a Claro anunciaram em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, a expansão do projeto 'Abrigo Amigo', que busca transformar pontos de ônibus em espaços acolhedores e conectados. A primeira unidade será inaugurada amanhã, 22, na Avenida Osvaldo Aranha, nº 909, no bairro Bom Fim. Outras 49 estruturas devem entrar em operação até o fim de outubro, de forma gradual e conforme as condições do tempo.

A iniciativa funciona todos os dias das 20h às 5h e oferece atendimento remoto a quem aguarda transporte público no período noturno. As atendentes, todas mulheres, são capacitadas para realizar videochamadas e oferecer suporte e companhia a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os abrigos contam com câmeras, microfones e alto-falantes conectados a uma central de monitoramento, além de recursos de acessibilidade como piso podotátil, sinalização em braille e atendimento em Libras.

De acordo com Ane Lopes, diretora de marca e Comunicação da Claro, o projeto representa o uso da tecnologia como ferramenta de responsabilidade urbano. "Essa parceria é sobre usar nossa rede para criar experiências mais humanas e seguras. Cada chamada é sustentada por uma rede de fibra e 5G de alta performance", destaca. Para Thiago Ribeiro, diretor de relações governamentais da Eletromidia, ressalta que a chegada do 'Abrigo Amigo' à capital gaúcha reforça o papel da empresa como agente de transformação da cidade. "Cada ponto de mídia pode ser também um ponto de cuidado", observa.

Sobre o 'Abrigo Amigo'

O 'Abrigo Amigo' surgiu em 2023 e já contabiliza mais de 23 mil atendimentos remotos e quase 400 ocorrências registradas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas e Cuiabá. Em setembro, a Claro passou a ser patrocinadora exclusiva, desta forma ampliando o alcance do projeto para 228 abrigos ativos, com meta de chegar a 635 até 2027. Além de Porto Alegre, a expansão também ocorrerá em Sorocaba, Fortaleza e Salvador.

A iniciativa integra as ações sociais apoiadas pela Claro, como o programa 'Mulher + Tech' desenvolvido em parceria com a 'ONU Mulheres', que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade. Segundo dados do ano passado da Consultoria Legislativa do Senado, 97% das mulheres brasileiras afirmam sentir medo da violência durante deslocamentos, o que reforça a importância de projetos que unem Tecnologia, Segurança e Inclusão.

Comentários