Estudo mostra os impactos da Covid-19 na vida dos porto-alegrenses

Realizada pela jornalista Flávia Lima Moreira, pesquisa demonstra quais os posicionamentos dos moradores da cidade a respeito do contexto da pandemia

Jornalista e diretora do Clube da Opinião (CDO), Flávia Lima Moreira - Crédito: Reprodução/ Linkedin

Uma pesquisa realizada pela jornalista e diretora do Clube da Opinião (CDO) Flávia Lima Moreira, sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na vida dos porto-alegrenses, apontou que pelo menos 60% dos entrevistados acreditam que o avanço dos casos e de mortes aumentarão no Brasil. Em relação à abertura do comércio não essencial e dos serviços em geral, 56% se mostraram favoráveis. No estudo, a comunicadora procurou demonstrar quais são os posicionamentos dos gaúchos que moram na cidade a respeito do contexto da saúde pública atualmente.

Sobre a imunização, 88% das pessoas informaram que pretendem tomar a vacina contra a Covid-19 quando estiver disponível. A respeito dos próximos meses, 61% informaram que se sentem preocupados ou muito preocupados com o agravamento. A pesquisadora ainda pontuou que o mais importante na realização do estudo foi ouvir a sociedade.

De acordo com a jornalista, escutam a posição do governador, do presidente, do prefeito, de cientistas, especialistas e empresários, mas não da sociedade. "É necessário conhecer bem os sentimentos, as expectativas e os medos das pessoas e levar isso para quem governa, para quem toma as decisões que vão impactar a vida da gente", enfatiza.

É possível que, nos próximos meses, o CDO realize novas rodadas da pesquisa voltada especificamente ao contexto da pandemia. "Fizemos essa primeira edição a partir do momento que todo o Rio Grande do Sul entrou em bandeira preta, foi um sinal de alerta muito forte, então decidimos fazer o levantamento", explica.

Comments