Exposição fotográfica 'Se7e' celebra dois anos da galeria Escadaria

Evento de comemoração do empreendimento coordenado pelo publicitário Marcos Monteiro terá também show

Galeria completa dois anos de existência - Crédito: Marcos Monteiro

Coordenada pelo publicitário e fotógrafo Marcos Monteiro, a galeria Escadaria completa dois anos neste mês. Para celebrar, neste sábado, 11, o empreendimento realizará, a partir das 16h, a exposição a céu aberto 'Se7e'. A mostra reunirá sete fotógrafos no espaço (Escadaria Verão - Viaduto Otávio Rocha - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre. O evento terá ainda show da banda Os Lucianos, às 18h30min, no Bar Chopp Armazém POA (Avenida Borges de Medeiros, Viaduto Otávio Rocha, 786 - bairro Centro Histórico). Com apoio da Acontece Eventos e POA Tem!, o encontro ocorre mesmo com chuva.

'Se7e' traz 14 dípticos - conjunto de duas obras do mesmo gênero, que se completam - de artistas convidados. São eles: Alexandre Langer, Andréa Steiner Barros, Ayres Potthoff, Heloiza Averbuck, Iara Tonidandel, Roberto Martinez e Sônia Amorim. Os profissionais trabalham com construções fotográficas e formam universos diferentes e paralelos, que ao mesmo tempo complementam e potencializam a própria obra. O visitante poderá ainda conhecer breves biografias de cada fotógrafo.

Escadaria

Desde março de 2021, a galeria já realizou 15 exposições nacionais e internacionais, o que proporcionou cerca de 400 mil visitas. As ações ocorreram com duração de dois a três meses. Ao se referir às modalidades expositivas - pagas, mediante financiamento coletivo ou editais -, o idealizador do espaço e executor das exposições explica que "cada uma é diferente da outra".

Em agosto de 2022, a Escadaria inaugurou uma filial, a galeria Restinga, na Praça Esplanada do bairro Restinga. Também a céu aberto, o espaço recebe todas as exposições que passaram pelo Centro Histórico. Até o momento, o empreendimento promoveu 26 exposições ao ar livre, no total de 400 painéis de 2m x 1m.

Sobre Marcos Monteiro

Designer, publicitário, fotógrafo e produtor cultural, Marcos Monteiro é natural de Bagé e residente de Porto Alegre. No currículo, possui diferentes exposições, como  'O Exato Momento do Instante', realizada individualmente, em 2017, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), patrocinada pela Embaixada da França; e a 'S.O.M - Série Olhar Musical', com Pena Cabreira, no Centro Cultural Ceee Erico Verissimo. Em 2018, realizou a coletiva 'Ser Urbano', no Conjunto Nacional, em São Paulo. Na Escadaria, fez duas edições da exposição individual 'r/Real', em 2021 e 2022.

Fez a curadoria e execução da mostra 'O Mundo em Movimento', no Parque da Redenção e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com fotógrafos da Europa, América do Sul e Ásia, pela Virada Sustentável POA, em abril de 2019. Um dos fundadores do Foto Clube Porto-Alegrense (2018), também é criador e produtor do Chapéu Acústico, projeto gratuito da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que, durante seis anos, sediou mais de 160 shows, em sua maioria de artistas gaúchos. Em 2021, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por serviços relevantes prestados na área cultural. 

Comentários