Exposições do Margs ganham acervo digital com textos e imagens
Com intuito de democratizar acesso à obras de arte contemporânea, museu disponibiliza catálogo on-line com 13 exposições
O Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), ligado à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), anunciou, recentemente, o lançamento de um acervo digital com os catálogos de 13 exposições realizadas desde 2019. As publicações integram o 'Programa Editorial' da instituição.
Entre os catálogos disponibilizados, destacam-se títulos como '1ª Exposição de Arte Brasileira Contemporânea: 1955/2021 - Resgate da exposição de estreia do Margs e formação inicial do Acervo', 'Coleção Sartori - A arte contemporânea habita Antônio Prado', entre outros nove. Essas publicações, por meio do repositório Tainacan, reúnem imagens e textos, que buscam melhorar a imersão do visitante.
Como objetivo principal, o 'Programa Editorial' visa difundir o conhecimento gerado pelas exposições e aproximar o público das obras de arte. Além disso, os catálogos também desempenham um papel importante na construção da fortuna visual das mostras, registrando as configurações do espaço expositivo e as relações entre as obras apresentadas.
A inserção digital desses materiais reforça o compromisso do Margs em democratizar e expandir o acesso à arte contemporânea, preservando a história de eventos marcantes no museu. A coleção pode ser consultada gratuitamente por meio deste link.