Governo do Estado estabelece parceria com Escola de Economia Criativa Co.liga

Acordo, que oferecerá cursos gratuitos, visa promover conexão entre jovens, profissionais e empresas

Parceria oportunizará cursos gratuitos - Solange Brum/Sedac

Na última quinta-feira, 21, o governo do Rio Grande do Sul estabeleceu, em evento realizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, acordo com a Escola de Economia Criativa Co.liga. O objetivo é discutir oportunidades para potencializar o setor e contribuir com o acesso à educação profissional gratuita de jovens, além de conectá-los a profissionais e empresas. 

A partir do convênio será criada uma escola virtual que ofertará cursos e outras oportunidades para facilitar a inserção de jovens ao mercado de trabalho. Atualmente, a plataforma oferece estudos livres, de curta duração, de cinco diferentes áreas da Economia Criativa: Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais. Também são tratados temas como Empreendedorismo, Cidadania e elaboração de projetos culturais. 

Além disso, os estudantes recebem oportunidades de trabalho, a partir de uma rede de parcerias organizada pela Co.liga. Os alunos ainda terão espaço na plataforma para compartilhamento de seus portfólios. Os participantes podem escolher como e quando farão cada aula e devem se inscrever no site.

A Co.liga nasceu de uma parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) Brasil com a Fundação Roberto Marinho (FRM). A instituição se organiza nos eixos de Educação, Trabalho e Comunidade, oferecendo conteúdo educacional desenvolvido por profissionais. Também há mentores para apoiar a formação dos estudantes, oportunidades de serviços e uma comunidade de 'co.legas' para a troca de ideias.

Participaram do lançamento a secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo; a coordenadora de projetos especiais da OEI no Brasil, Sandra Sérgio; a gerente de Projetos da organização, Telma Teixeira; a gerente de Desenvolvimento Institucional da FRM, Tania Pimenta; e a líder de Mobilização e Articulação da Co.liga, Fabiana Magalhães.

Comentários