Jair Krischke recebe hoje o título de Doutor Honoris Causa

Presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul é homenageado pela Unisinos

Jair Krischke recebe homenagem às 17h - Crédito: Stephany Oreli | IHU

O presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul (MJDH), Jair Krischke, recebe hoje, 15, às 17h, o título de Doutor Honoris Causa. A homenagem é concedida pelo Conselho Universitário da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A cerimônia de entrega acontece em Sessão Solene Extraordinária na sede porto-alegrense da instituição de ensino (Avenida Nilo Peçanha 1.600, bairro Boa Vista).

O agraciamento exalta a trajetória de Krischke. Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), é ativista dos direitos humanos não só no Brasil, mas também na Argentina, no Chile, no Paraguai e no Uruguai. Envolvido nesta luta desde 1961, quando ocorreu a Campanha da Legalidade no Estado, o profissional fundou o MJDH em 1979.

Como investigador da Operação Condor - uma aliança entre as ditaduras da América do Sul durante os anos 1970 -, durante as últimas quatro décadas, denunciou casos de torturas e desaparecimentos na região, acompanhou inúmeros processos legais e intermediou negociações de asilo político para refugiados.

Juntamente com o padre jesuíta Albano Trinks, durante a ditadura, Krischke atuou em bairros populares de Porto Alegre e da região metropolitana e ajudou na formação de mais de 130 associações de moradores. A distinção que receberá nesta tarde se soma à Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, que ganhou em 2011 no Senado Federal.

Comentários