Lee Peterson aponta caminhos que podem atrair consumidores de volta ao varejo físico

Durante a 11º FBV, especialista defendeu a importância de aprimorar a experiência de compra e investir na qualificação de vendedores

Lee Peterson durante sua palestra na 11ª edição da 'Feira Brasileira do Varejo', realizada em Porto Alegre. - Crédito: José Pedro Jobim /Divulgação

O varejo brasileiro, caracterizado por sua grande variedade de pequenos negócios locais, foi o foco principal da palestra de Lee Peterson, vice-presidente Executivo de Liderança de Pensamento da consultoria WD Partners, sediada nos Estados Unidos da América. Durante a 11ª edição da 'Feira Brasileira do Varejo' (FBV), que ocorreu na capital gaúcha na última quinta-feira, 22, o profissional, com mais de 40 anos de experiência no setor, abordou a importância da conexão entre tempo e esforço na experiência de compra, especialmente em um ambiente onde a velocidade e a conveniência têm sido determinantes para os consumidores.

Durante sua fala, o especialista destacou uma pesquisa realizada pela WD Partners com três mil consumidores, que apontou que 68% deles preferem fazer compras online. No entanto, a pesquisa também mostrou que, para atrair clientes para as lojas físicas, são fundamentais três fatores: vendedores qualificados, facilidade de encontrar produtos e variedade de mercadorias novas. "Os vendedores são os maiores ativos de uma loja. Precisamos investir em sua qualificação e carreira", comentou Peterson, sugerindo que as lojas físicas devem ser mais do que apenas locais de venda, mas experiências pensadas para o cliente.

Ao olhar para o mercado brasileiro, Lee se mostrou otimista. Ele destacou que 43% dos consumidores preferem comprar em lojas locais e 57% têm interesse em marcas locais. "Em vez de tentar competir com gigantes como a Amazon, as lojas locais devem focar em qualidade e não em velocidade. O rápido não significa necessariamente o melhor", finalizou.

Comentários